[Na visão de quem tem] Por que comprar um ipad ?

sábado, setembro 10, 2011 , , , , , 1 Comments

 

O objetivo desse bate papo é tentarmos jogar luz na grande pergunta universal: Por que comprar um tablet? O entrevistado de hoje é Luciano Félix, Consultor de BI(QlikView) e desenvolvedor de games para iPhone e iPad.

1) Muitas pessoas se perguntam do porque precisariam de um tablet e a outra parcela se perguntam como justificar a compra de um.

Por isso pergunto, porque você escolheu o iPad e quais necessidades você queria que ele suplantasse?

Bem, antes do iPad eu já usava outros produtos da Apple, como o Macbook, iPhone, iPod e sempre fiquei muito satisfeito com a qualidade de todos, então foi uma escolha natural. Além disso, o iPad recriou o mercado de tablets e nenhum concorrente ainda se aproximou do que o iPad oferece. Eu comprei a primeira versão e agora estou na segunda.

Além do fator geek de querer ter os gadgets mais legais no mercado, eu vi o iPad como uma forma excelente para consumir conteúdo. Eu sempre gostei muito de ler, revistas, blogs, jornais, livros, mas nunca gostava de fazer isso na tela de um notebook e a tela do iPhone é muito pequena para leituras mais longas.

2) Depois da compra, o que te surpreendeu?

É difícil dizer, mas acho que seriam os jogos. O iPad abriu possibilidade de interação com os jogadores que não era possível ou muito complicado de fazer nos consoles tradicionais, criando espaço para uma gama de jogos que se aproveitam muito bem da interface multi-touch. Além disso, alguns jogos já conhecidos tiveram suas melhores versões no iPad, como Plants vs. Zombies e World of Goo.

Fora os jogos, a própria Apple lançou alguns apps que mostram todo o potencial do iPad, como o iMovie e o GarageBand que são impressionantes.

3) No que ele te ajudou no trabalho e na vida pessoal?

No trabalho uso para controlar as minhas atividades com apps, como o Things. Em reuniões faço todas as minhas anotações no app Bamboo Paper, sem me preocupar com papel. Posso acessar remotamente meu PC da empresa ou o Macbook de casa com o GoToMyPc, organizar e ler documentos em PDF com o GoodReader ou até o próprio iBooks. Além de criar lembretes com texto, imagens e áudio com o Evernote e fazer apresentações com o Keynote. Já deu pra ver que uso bastante o iPad no ambiente de trabalho.

Em casa uso principalmente para navegar na web, ler livros e revistas, assistir vídeos, jogar e guardar minhas fotos. Minha esposa sempre reclamou que as fotos digitais ficam sempre guardadas num computador onde ninguém olha, com o iPad isso mudou.

O fato de você pode ler um blog no conforto do sofá e trocar para uma revista, assistir um episódio do podcast que você acompanha e depois jogar um pouco de Angry Birds sem esforço nenhum e tudo no mesmo dispositivo é muito legal.

Hoje tenho usado meu Macbook basicamente para programar, preparar alguma aula e como mídia center, o resto eu faço no iPad.

4) Quais são os aplicativos que você sugere para os donos de iPad de primeira viagem?

Hoje o iPad tem um número bem grande de apps, que suprem as mais diversas necessidades, portanto isso depende muito do perfil de quem vai usar, mas posso listar alguns que recomendo.

iBooks e Kindle para livros.

Things ou Wunderlist para controle de tarefas.

Bamboo Paper ou Noteshelf para anotações manuscritas

Pages, Numbers e Keynote que fazem o papel do Word, Excel e PowerPoint

Revistas como a Wired ou Project.

Flipboard, Reeder ou Pulse para leitura de conteúdo do twitter ou RSS

Jogos como World of Goo, Plants vs Zombies, Fruit Ninja, Cut the Rope, Jetpack Joyride, Angry Birds e muitos outros.

5) Quais as suas considerações finais sobre o iPad? Você acredita que é melhor comprar o iPad2 ou aguardar o 3?

É muito difícil prever o que a Apple vai fazer no próximo iPad ou quando ele será lançado. Na minha opinião se você ainda não tem um iPad não tem porque esperar, principalmente se você tiver a oportunidade de comprá-lo fora do Brasil. Se você já tem o iPad 1 acho que dá para segurar um pouco e esperar pelo iPad 3.

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

Um comentário:

  1. Um dos desafios e objetivos de uma grande empresa é criar necessidades ao público para consumir os seus produtos quando essa necessidade não existe. Isso a Apple sabe fazer muito bem; foi assim com o iPhone, depois dele ter um celular touch screen virou quase uma obrigação, e agora com o iPad a empresa da maçã cria mais uma necessidade e um novo conceito para um aparelho multimídia. Os e-books já existiam bem antes do iPad, Steve Jobs apenas deu um avanço tecnológico e preencheu com várias tarefas o e-book pra fazer nascer uma utilidade na vida das pessoas.

    ResponderExcluir