A tecnologia evolui, o mundo muda! Será que você nem notou?

Algo efímero.

Eu estava vendo um vídeo fantástico postado no gizmodo que falava como hoje em dia as pessoas reclamam muito – “tudo está maravilhoso mais ninguém está feliz”. E se você parar pra pensar é o que realmente está acontecendo, nunca estamos satisfeitos, sempre queremos tudo para ontem, não podemos esperar o telefone discar e já reclamamos – “Está demorando muito para ele ir no céu e voltar, como assim?”

E tudo isso me lembrou como tudo era tão mais difícil a poucos anos atrás. Ontem mesmo tive uma conversa com colegas sobre a velocidade da internet. Pode até parecer, mas não sou velho – só 31 anos! Mas sou do tempo onde não tínhamos internet comercial no Brasil, na época eu morava no Crato e só sabia que existia um provedor chamado Mandic, que te conectava com a “rede mundial de computadores”. Tão fantástico eu com meu 386 SX com 33Mhz – Uau!!!! meu modem de 14400kbps, olha que cheguei a ter um modem de 2400baunds, tipo 2,4kbps mais ou menos.

Aquele barulhinho característico do modem conectando, aquela super velocidade, mas que você sabia que era o máximo que você poderia ter, não existia banda larga na época. Lembro que quanto tive acesso a banda larga pela primeira vez foi muita emoção. 300kbps só pra mim e o telefone ainda ficava desocupado, acredite, isso era o máximo.

Um dos meus sonhos era ter conexão de 1Mbps, demorou mais do que eu gostaria e só consegui com a chegada do 3G no Brasil e depois de sofrer muito com os 500kbps teóricos da Claro. Pena que o sonho durou pouco e passei pouco tempo desfrutando do teórico 1Mbps da Vivo.

Mas tinha algo especial pra mim, algo que nunca pensei que chegaria tão rápido, um cearense que mora em Recife, longe do Rio e São Paulo e da sua banda larga mais “larga” e barata por assim dizer. E algo que eu só previa acontecer lá pra 2015, aconteceu antes do esperado. Chegou a GVT e pulei de menos de 1Mbps pra 10Mbps. Você consegue alcançar a brutal diferença disso?

Sim senhor 10Mbps! Mas o céu é o  limite, muito antes de 2020 eu já tenho 15Mbps em casa, e no meu trabalho 100Mbps, coisa que só em 2030 eu imaginaria ter. Mas hoje, tudo muda tão rápido o que era kbps vira Gbps , quem sabe até 2014 eu não tenha 100Mbps na minha casa. E talvez,  antes do final da década ter 1Gbps.

O mundo pode ser mais incrível do que você tem notado ultimamente. Veja o vídeo e pense a respeito.

Tudo é maravilhoso e ninguém está feliz from Nina Ringo on Vimeo.

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: