A plataforma da Nokia está queimando! E agora, o que ela vai fazer?

quarta-feira, fevereiro 09, 2011 , , , , 0 Comments


Para o CEO da Nokia Stephen Elop, ou a Nokia se joga agora, ou morre tentando...Num e-mail interno ele fez uma analogia interessante, que explica muito bem a situação da Nokia hoje.

A historia é sobre um operário que se encontra numa plataforma de petróleo, que se encontra em chamas.  De um lado o fogo chegando para queimá-lo, do outro lado fumaça e a certeza de uma queda de 30m até encontrar a gélida água do atlântico norte.

Nessa situação, o que você faria? O homem está sobre uma “plataforma” que está pegando “fogo”, e ele tem que fazer uma escolha  - Ele salta, sobrevive e o fato da plataforma ter queimado causa uma radical mudança no seu ambiente, ou ele fica e morre?

A analogia mostra o que a Nokia está sofrendo hoje:  Não tem o melhor aparelho, não tem a melhor plataforma e está perdendo clientes e fornecedores, para seus concorrentes. Apple e Google conseguiram fazer, mais, melhor e mais rápido.

Agora só resta uma saída, ou ela muda de “plataforma”, seja ela WP7 ou Android, ou ela queima tentando salvar o Symbian e vira uma Palm, que depois vai ser comprada por alguém.

Se você pensa em comprar um smartphone topo de linha da Nokia, espere até sexta-feira dia 11/02/2011, pois o topo hoje pode ser o raso amanhã.

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: