Vida longa e próspera para a carga da bateria do seu Android

 

android_batt1

As dicas a seguir são frutos da experiência com o Android 2.1 no Motorola Spice, mas nada que não possa ser replicado em outros aparelhos.

Bateria, o maior problema dos smartphones atualmente, lembra do seu velho Nokia que passava uma semana funcionando com somente uma misera carga? Os tempos já são outros, agora fique feliz se conseguir passar um dia inteiro, acessando e-mail, tuitando, usando Bluetooth, vendo vídeos e GPS.

Como resolver o problema?

A situação parece insolúvel, mas vemos aqui jogar um ar de mistério na mágica de poupar bateria e ganhar uma sobrevida, nem que seja para fazer ligações, coisa tão anos 90. Que seja, vamos às dicas e truques:

Dica 1: Desligue wifi, Bluetooth, GPS e só ligue quando realmente precisar utilizá-lo. No Android 2.1 é fácil e pratico fazê-lo.

Dica 2: Fique de olhos abertos na bateria, use uma app para saber o quanto você está gastando e qual a previsão para que a carga termine. Battery ETA(http://www.atitudemovel.com.br/2011/01/battery-eta-app-de-bateria-para-android.html)

Dica 3: Via configurações do Android você tem como desligar o 3G e ficar usando apenas o 2G, o que poupa bateria. Mas o que você acha de desativar totalmente a internet, evitando que ele gaste seus créditos sem você saber e poupando mais bateria ainda? APNBrasil(http://www.atitudemovel.com.br/2011/01/desativandoativando-internet-no-seu.html)

Dica 4: Carregue sempre que puder, não existe a necessidade de deixar a bateria do Spice morrer para carregá-lo. Lembre que toda bateria tem uma vida útil em ciclos, cada ciclo é uma carga completa, então quanto menos ciclos você usar, na teoria mais ela vai durar.

Dica 5: Desligue os serviços em background, se você não quer que o twitter, facebook ou gmail fique sendo checado automaticamente a cada minuto, vá em configurações e desligue tudo.

Dica 6: Feche os programas que você não está usando, nós utilizamos o Advanced Task Killer, que é um excelente app, ela realmente faz o seu papel.

Dica 7: E se tudo não funcionar, vá na configuração da bateria e escolha uma das três opções: Alto desempenho (Ele vai ficar mais rápido que uma Ferrari, mas a bateria vai ser totalmente drenada), Modo inteligente (bem, você entendeu), modo econômico (aqui sua bateria vai durar muito, para os padrões dos Android claro.

Se você tem mais dicas para compartilhar ou dúvidas para tirar, os comentários são para você.

Um abraço

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

10 comentários:

  1. Eu realmente adoro o Motorola Spice, mas a bateria é algo dificil!

    Eu ja sigo algumas das suas dicas e realmente funciona. No começo eu estranhei muito a vida util dele mas agora virou habito carrega-lo sempre que possível, ele dura bem mais...

    A coisa é que nao da pra ficar gastando bateria atoa hj em dias de smartphones...

    ResponderExcluir
  2. Ola Lukin, realmente bateria é algo complicado, ainda não encontrei esse smartphone que aguente wifi, 3g e uso constante sem pedir "carga".

    ResponderExcluir
  3. ola rudolph vc me indicou o defy em vez do spice qual a diferença dos dois fora o processador mais rápido? no defy é confortável escrever mensagem no gtalk? a duração da bateria dos dois é a mesma? obrigado e uma abraço

    ResponderExcluir
  4. Ola richard, o defy tem processador melhor, mais memoria ram, mais memoria interna, tela maior e com maior resolução, melhor processador de video e por ai vai. O defy é muito melhor que o spice, só não tem teclado fisico.

    ResponderExcluir
  5. Cara, tenho um motorola spice, e economizo a bateria apenas regulando o brilho da tela....
    regular o brilho é o principal, e vc ñ citou isso.

    ResponderExcluir
  6. Fala vitor, não falei pra configurar na mão porque pelo gerenciamento de bateria ele já faz isso. O modo econômico reduz o brilho dentre outras coisas, principalmente.

    ResponderExcluir
  7. vlw nao sei ainda se deu diferença maisvamos ver mt bom o seu site tanks ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudolfh! Acabei de comprar um Samsung Galaxy Y Duos GT S6102B. O aparelho é muito bom,mas,além de acabar com meus créditos,do chip núm. 1 rapidinho,se e desativar a função que permite baixar dados e pacotes,aí mesmo é que não funciona nem mensagem mms.Instalei o APN Brasil,mas não resolveu.tentei baixar o APN Brasil Pro,e não consegui.Não tenho muito interesse em acessar a internet,mas quero preservar os créditos e também poder enviar mensagem mms.O que devo fazer? Tem solução?Tens como me conseguir o APN Brasil Pro?

    ResponderExcluir
  9. Jorge, não existe muita diferença entre o ao Brasil pro e o gratuito, pelo menos não existia quando usei o pro. Realmente eu nunca tentei mandar um mms com os dados desligados, mas acredito que não tenha nada haver. O problema parece ser que você não consegue travar o dados dos dois chips. Você já tentou travar o principal, depois mudado secundário para o principal e travar Tb?

    ResponderExcluir