Porque meu Motorola Spice não funciona na Oi? Só TIMMMM!

sexta-feira, janeiro 07, 2011 47 Comments

Eu posterguei um bocado antes de escrever esse post, desde a compra do aparelho até hoje já se passou cerca de 20 dias e até agora não conseguimos utilizar o Motorola Spice Desbloqueado TIM na operadora Oi.

Mas qual o problema, se no Extra vem informando que o aparelho é "Desbloqueado"? O problema é que, isso não é bem verdade e muitas pessoas tem tido problemas com aparelhos Android´s, por causa da customização do sistema operacional por determinada operadora, no caso a TIM.

Quando recebemos o aparelho tivemos a triste surpresa de não poder usar o Motorola Spice com o chip da Oi, simplesmente não liga, não recebe e não acessa a internet. Tentamos todo tipo de configuração, ligamos para Oi que informou que seria um problema no "Android" e que muita gente estava ligando pra lá reclamando do mesmo problema. Tentamos chips da Oi mais novo, visto que também existia essa possibilidade visto que nossos chips são do tempo da promoção 31 anos. E nada de funcionar, fomos na TIM, que por sinal não ofereceu o melhor dos tratamentos, mas identificou que o aparelho no sistema deles era informado como desbloqueado, mas quando a atendente tentou usar um chip de outra operadora, o mesmo não funcionou.

O que falo aqui não é só por mim ou por minha esposa, são por todos que vem passando por esse problema, se que uma solução definitiva tenha sido tomada, por parte da Motorola. No caso da TIM, foi aberto um chamado junto a Motorola para que a mesma fornecesse uma chave de desbloqueio, detalhe, a Motorola iria ligar em 48hs, já se passou mais duas semanas e nada.

Acredito que vai ser necessário trocar a versão da ROM(o sistema operacional) modificada da TIM por uma ROM original, mas para isso precisamos da Motorola, alouuuu Motorola, são muitas reclamações, vamos se mexer.

Fica o espaço para todos que tenham o mesmo problema, deixarem seus comentários e sugestões.

--
Rudolfh Bantim
_____
twitter.com/rudolfh
Blog sobre Mobilidade: http://www.atitudemovel.com.br

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

47 comentários:

  1. Excelente post, Rudolfh. Quero ressaltar que é uma falta de respeito a motorola não se manifestar sobre isso e nem disponibilizar as correções.

    ResponderExcluir
  2. Opa... muito bom o post cara, apesar de não ter um spice, estou na pretensão de comprar um, mas realmente a motorola vem deixando a desejar em relação ao Android, principalmente quando o assunto é atualizar o Android.

    ResponderExcluir
  3. Joseleno e Donis, que bom que gostaram do post. Seria ótimo que um terceiro competidor aparecesse com atualizações em dia. Pois apesar do Spice ser lançado em 2010, a versão é 2.1 e já estamos na 2.3

    O mínimo seria que se atualiza-se para a versão 2.2
    Espero sinceramente que a Motorola tome uma posição a respeito do problema.

    ResponderExcluir
  4. Estou com o mesmo problema :/ Vocês conseguiram resolvê-lo? Como? Comprei domingo na tim meu Spice 'desbloqueado', mas quando cheguei em casa e fui colocar o chip da Oi... Surpresa!

    Os atendentes da Tim apenas disseram que o sistema da tim instalado não é compativel com a frequencia do chip oi... Ao meu ver, isso é problema deles: comprei meu celular desbloqueado e quero usar o chip oi.

    Alguem ai conseguiu resolver o problema?

    ResponderExcluir
  5. May isso não é verdade o Spice é quadriband e funciona no sistema da Oi, solicita na TIM o desbloqueio junto a Motorola. Por enquanto não resolvemos ainda o problema.

    ResponderExcluir
  6. Rudolfh, vc tem alguma informação sobre "androidz" esta fora do ar.

    ResponderExcluir
  7. Joseleno,

    Um colega do forum .androidz solicitou o desbloqueio na tim via motorola, recebeu o código e não funcionou. Segundo ele, funciona com todos os outros chips de operadora, menos a Oi. O que parece ser um defeito do aparelho. Ou seja um problema da Motorola que ela não resolveu.

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu não acho que seja um problema com os spices da TIM, porque fui comprar nas Lojas Americanas um desbloqueado, mas como sabia do problema, testei anteriormente meu chip OI para ver se pegava e não pegou. Acho que o problema é com a motorola mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Larissa o que você testou tinha algum menu da TIM, porque até mesmo esse da "TIM" é desbloqueado, mas não funciona com chip da Oi e olha que testamos varios.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal estamos tendo a mesma debate também em http://www.atitudemovel.com.br/2010/12/motorola-xt300-spice-unbox-e-primeiras.html

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, fiquei sabendo que a Motorola já passou um procedimento para todas as suas assistências técnicas para resolver o problema. Assim que possível vamos levar o spice na ass de Recife. Se alguem tiver sucesso nessa empreitada antes, favor avisar.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Hoje eu liguei para assistencia e fiquei sabendo dessa novidade: aproveitei para comprar novamente o spice e já fui lá deixar com os responsáveis... A moça me disse que eles estão fazendo uma atualização de software, e que em no maximo 72h eles ligam para a gente ir buscar o celular *-*

    ResponderExcluir
  13. Isso aqui em recife mesmo. O endereço da assistencia é: av conselheiro aguiar, 2333, empresarial joão roma.

    ResponderExcluir
  14. Excelente noticia May, o ruim é ficar 72hs sem o celular! :/

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se deu certo a atualização que a assistência fez??

    ResponderExcluir
  16. Alessandra, duas pessoas já conseguiram. Pode ir tranqüila.

    ResponderExcluir
  17. Oi tb entrei na onda do spice e como vcs não consigo fazer chamadas e receber , alguem de Canoas já teve esse problema e conseguiu resolver..

    ResponderExcluir
  18. Augusto,

    Você precisa enviar o seu spice para a assistência técnica, é o único jeito de resolver o problema.

    ResponderExcluir
  19. Comprei o Spice desbloqueado Tim e tambem nao funciona com a Vivo. Voltei a Tim e disseram que o problema eh meu. Fui a Vivo, tentaram de tudo e nao deu nada. Entrei em contato com a Motorola e deram uma configuraçao que se auto apaga na criaçao de APN. Agora pedi onde tem uma loja motorola para atirar esse aparelho e nao me disseram.

    ResponderExcluir
  20. Ola Jerferson, tudo bom?

    Faz o seguinte, entra nesse site: http://www.motorola.com/consumers/v/index.jsp?vgnextoid=5123ec2c8e5e1210VgnVCM1000008406b00aRCRD

    Procura pela assistência técnica mais próxima. Pois se o problema com a Vivo, for o mesmo que está acontecendo com a Oi, só vai resolver na Assistência.

    ResponderExcluir
  21. Estou com um problema parecido. O celular Motorola Spirce que uso é da Vivo, e utilizei alguns dias com sucesso na TIM, mas depois de 3/4 dias, não consigo fazer nada, só da erro (código mmi inválido). A unica coisa que consigo fazer é acessar a Internet.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Engraçado... também uso com um chip da OI. Mas o problema é que funciona muito mal. A ligação cai a todo momento e o celular parece meio maluco: faz ligações sozinho, fica com o screen calibrando, fica mudo no meio das ligações. Já vai a segunda vez para a assistência, e cada ida significa pelo menos 15 dias sem celular...

    ResponderExcluir
  25. Aline, isso já aconteceu com outro chip? Parece defeito do aparelho mesmo. Você já baixou a atualização do site da motorola?

    ResponderExcluir
  26. tenho um xt 300 é otimo, mas n pega chip da oi, pega claro,vivo e tim mas a oi n funciona. O q faço alguém ja conseguiu fazer funcionar sem mandar p assistência?

    ResponderExcluir
  27. Ola Claudinéia, tudo bom?

    A solução pro seu problema está aqui:

    http://www.atitudemovel.com.br/2011/04/atualizando-motorola-spice-xt300-e.html

    ResponderExcluir
  28. Eu comprei um Spice "desbloqueado" na Claro. Com o chip da Oi eu faço ligações e torpedos, mas nada de Internet. Vou tentar resolver na Motorola

    ResponderExcluir
  29. Ah!, tem mais: o aplicativo "Motorola" que surgiu depois de trocar o chip não executa, fica uma mensagem que diz "Conteúdo não disponível para o SIM Card de sua operadora"

    ResponderExcluir
  30. Cid tudo bom? Existe algum tipo de bloqueio ai, pode ser o caso da frequencia 3G da Oi sem bloqueada, mas acredito que na assistência eles apliquem a atualização e resolva o problema.

    ResponderExcluir
  31. compreu o telefone e veio com o chip da Vivo , mais coloquei o chip da claro e não leu !
    oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  32. Renata, você tem que falar com a Vivo para desbloquear seu aparelho.

    ResponderExcluir
  33. cara conselho eu tenho um spice baxa o aplicativo app brasil pelo market a internet entra com qualquer chip agora se o seu celular for bloqueado ai você tem que desbloquear

    ResponderExcluir
  34. comprei de um amigo um spice desbloqueado pela tim estava usando um chipe da tim e agora ele só pega chipe de outras operadoras exeto tim o que faço ?
    me falaram que a operadora teria bloqueado o imei, mas só para tim?

    ResponderExcluir
  35. Tavares, realmente nunca vi essa situação. Mas a TIM pode bloquear esse IMEI, para nãofuncionar na rede deles. Entra em contato para desbloquea-lo.Na certa foi só um erro do sistema.

    ResponderExcluir
  36. OLHA CARA, EU COMPREI O MEU ONTEM ..
    ERA DA TIM E ESTAVA MARCADO QUE ERA DESBLOQUEADO, SENDO ASSIM EU COLOQUEI UM CHIP DA CLARO, SÓ QUE QUANDO EU LIGUEI ELE, NÃO FUNCIONOU NADA, SIMPLESMENTE NADA MESMO !
    E ESTOU COM ELE SEM PODER FAZER NADA '

    ResponderExcluir
  37. D4luquinhas, quando eu comprei o spice da minha esposa, ele tinha a plaquinha no site como desbloqueado da TIM. Porém não funcionou com o chip da Oi de jeito nenhum. O problema é que apesar do aparelho ser "desbloqueado" ele podem ter bloqueado a frequência que outras operadoras utilizam. Isso faz com que o aparelho só funciona em uma ou duas operadoras que tenham a mesma frequência.

    Você pode tentar atualizar o aparelho pelo site da motorola ou ir na assistência técnica para resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  38. tenho um galaxy 5, o meu problema é o seguinte, ele é da claro desbloqueado, mas, só consigo fazer ligação e receber com o chip da vivo, das outras operadoras só consigo acessar a internet, alguém já teve este problema?

    ResponderExcluir
  39. KOnekitadu o problema é que mesmo ele sendo "desbloqueado", as frequências das outras operadoras foram bloqueadas. Tipo assim, a maioria dos aparelhos "sintoniza" em quatro canais, alguns só em três ou dois. Cada operadora usa só um canal, quando ela quer "bloquear" sem bloquear, ela modifica o software do aparelho para funcionar só em um ou dois canais, mesmo que o aparelho suporte quatro. Por isso você está tendo esse problema. A solução para o teu problema seria levar na assistência para eles colocarem uma versão do Android de fabrica, sem travas.

    ResponderExcluir
  40. OI GENTE VOCÊS JA CONSEGUIRAM
    RESOLVER O PROBLEMA DA OI ?
    É O SEGUINTE MINHA MAE AXOU SPICE...
    ELE TAVA C O CHIP DA OI ...
    QUANDO EU COLOQUEI O DELLA DA OI TBM
    PEDIU SENHA...AI EU FUI PROCURAR NA NET E DESCOBRIR COMO RESETAR E FIIZ
    SO QUE AGORA NAO QUER PEGAR COM O CIP OI ...
    SE ELA O AXOU COM O CHIP OI EH QUASE CERTO QUE PEGAVA OI MAS AGR NAO KER PEGAR MAIS ?
    SERA Q TEM ALGUEM AI QUE ME AJUDE ?
    GRATO

    ResponderExcluir
  41. Também tenho um Motorola Spice e não consegui fazer a atualização pelo site da Motorola. Meu celular é desbloqueado da Tim porém também não está aceitando o chip da oi. Na verdade, ele até aceita, porém a rede está bem fraca ou ás vezes inexistente. Fiz o download do programa e quando chega no fim dos procedimentos aparece que não existe atualização disponível para este aparelho.
    O que eu faço agora?

    ResponderExcluir
  42. Mc DJ Abusado, a senha deve ser referente ao motoblur, no caso o cadastro da motorola. Outra opção é que seja o cadastro da conta do google(gmail), que "resolveu" quando você resetou o aparelho. Mas no teu caso talvez seja necessário levar na assistência técnica para resetar o cadastro da Motorola.

    We Music,

    Se ele não aceita a atualização, só posso pensar que esteja "bloqueado" pela TIM. Nesse caso, só pedindo o desbloqueio na TIM, ou se esse não for o caso, levar o aparelho na assistência técnica.

    ResponderExcluir
  43. MOTOROLA SPICE - SOLUÇÃO PARA UTILIZAR A OPERADORA DESEJADA!!!

    - CONFIGURAÇÕES;
    - REDES SEM FIO E OUTRAS;
    - REDES MÓVEIS
    - SELEÇÃO DE OPERADORA;
    (AGUARDE ATÉ BUSCAR AS OPERADORAS)
    - SELECIONE A OPERADORA E PRONTO!!!!

    ESPERO TER AJUDADO!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde! Eu comprei um celular Razr i, da motorola,na quinta feira antes do carnaval(7/2), fiz portabilidade na claro e pus o chip do mesmo no celular...ja faz 11 dias que isso foi feito,e o celular nao manda sms,nao efetua ligações e nem acessa a internet (somente pelo wi-fi). Aparece na tela: '' Conteúdo nao disponível para o SIM card de sua operadora. Em roaming, o conteúdo pode não estar disponível''. Alguém sabe o que isso significa??o celular é Bloqueado e ele foi vendido a mim como desbloqueado??

    ResponderExcluir
  45. Marcos o seu celular pode estar bloqueado, pode ter acontecido um problema na portabilidade. Ou ele não funcionar na frequência que a claro opera em seu estado. Testa o seu chip em outro aparelho e testa chips de outra operadora no seu. Para ver a questão do bloqueio.

    ResponderExcluir
  46. Rudolfh,eu fui na VIVO,loja em que ele foi originalmente comprado,e o rapaz disse que ele nao poderia ser bloqueado porque, quando eu coloquei o chip da CLARO, o celular nao pedia nenhum codigo de desbloqueio (ele disse que celulares bloqueados,quando recebiam chips que não sao da operadora desbloqueada,pedem esse codigo...Você sabe se esse tipo de telefone,o Razr I, também pede esse código?? e caso ele seja bloqueado,o que eu devo fazer?? Antecipadamente,eu agradeco!

    ResponderExcluir