Motorola Defy o Hulk dos Smartphones

Eu sei que me empolguei um pouco no titulo do artigo, mas vamos lá, um smartphone que não risca, não se afoga (fácil) e aguenta um dono off road, só pode ser um device da pesada. Bem, segue o bate-papo com o feliz proprietário do Motorola Defy, João Gabriel que é engenheiro de software da Inove informática de Recife.

1)João, qual a sua experiência com a plataforma Android?
Minha experiência com Android veio desde que tinha o Tytn II e consegui colocar Android nele, mesmo rodando direto do sd a velocidade era incrível e a usabilidade também. Passei pouco tempo com o Tytn II e logo achei o Quench no site do Carrefour por 899, vendi o Tytn II e comprei o Quench.

Já tive vários smartphones, mas os androids têm uma produtividade altíssima. O Quench é muito bom, mas o fato de estar na versão 1.5 sempre me deu raiva. Terminou que encontrei uma boa promoção para pegar o Defy já que eu tinha recentemente saído do plano empresarial do meu tio e precisava assinar algum plano.

2)Há quanto tempo você tem o Defy e porque você o escolheu?
   Tenho o Defy vai fazer um mês. Depois que comecei a usar smartphones a minha preocupação com a fragilidade deles era muito grande, normalmente eles são bem pesados e tem telas maiores que a maior parte do celular e sempre que lia em forúns a respeito deles tinha sempre gente dizendo que a tela arranhou, que sofreu uma pequena queda e a tela trincou e a pouco mais de um mês e meio um amigo meu que tem um Tytn II que era meu estava com ele no bolso e bateu na mesa da minha casa, quando foi ver ele estava com o touch screen todo partido.

Acho que os proprietários de smartphones tem sempre essas preocupações e sempre querem arrumar capinha e película para que o celular fique sempre inteiro. Quando vi a oportunidade de ter um celular sem essas preocupações, com android, rápido e ainda mais com um preço bom eu não pensei duas vezes.

3)Depois da aquisição, qual foi sua impressão do aparelho? Ele correspondeu as suas expectativas?
Fiquei impressionado com o tamanho dele, pois a  tela tem 3,7" e mesmo assim era menor que meu quench que tinha uma tela de 3,1". A resolução da tela também era muito boa 480 x 854 pixels. Também era mais rápido que o quench, mas com as especificações que ele tinha eu esperava que fosse mais rápido. Mas em pouco tempo descobri uma home screen que fez a velocidade do dispositivo ficar da forma que eu queria, não pensei que mudar isso faria diferença, mas fez e muita.

4)Qual característica ou funcionalidade você ressaltaria? E qual você mudaria?
Eu fico sempre impressionado com a tela dele, é sempre muito bom navegar na internet com ele, fora o browser dele que é muito rápido. Outra experiência incrível é assistir videos do youtube, assisto vídeos em HD e fica perfeito nele.

Quando a uma coisa que eu mudaria nele com certeza  seria retirar o Motoblur, ele é um aplicativo muito interessante, ajuda um bocado para você não ter que sempre entrar no browser para ver as redes sociais que você possui, mas ele é muito lento, acaba com a velocidade do aparelho e você pode substituir ele por vários programas e mesmo assim ficaria mais rápido. Já existem umas Roms pelo fórum XDA sem o motoblur, mas ainda não troquei.

5)Acredito que todo Aquilis tem um calcanhar, seria ele o speaker? O seu ainda está funcionando?
Quando comprei li em vários forúns a respeito desse problema e por enquanto não tive nenhum problema. Espero não ter porque deixar o celular na assistência é um saco.

6)A tela do Motorola Defy é a famosa  Gorilla Glass, conhecida como "vidro inquebrável", qual a sua impressão sobre a tela?
Devido a essa propaganda toda, eu estou usando ele sem capa e nem película e acho isso muito bom, até agora não tem nenhum arranhão. Tinha uma Invisible Shield (Película) no Quench e a sensibilidade da tela diminui com ela, causa também muito atrito com o dedo e não gostei disso. Quanto a tentar arranhá-lo ou derrubá-lo eu acredito que ele deva ser mais forte, mas com certeza não é inquebrável, já algumas pessoas dizendo que quebraram o Gorilla Glass do Defy e vejo muitas pessoas falando que quebraram o Gorilla Glass do Galaxy S

7)Sobre o desempenho, rodando Android 2.1, com processador de 800mhz, você consegue executar qualquer tipo de aplicação? Algum jogo ou aplicação não funcionou?
Até agora os únicos lugares que senti que o Defy estava lento foi na tela inicial e no App Drawer ( Tela de Aplicações ), mas isso foi resolvido com outra home screen. Tem um problema também com o Google Googles que simplesmente só funciona uma vez e depois trava e leva junto à câmera do celular só voltando a funcionar depois de reiniciar o aparelho. Fora isso tudo roda muito bem e rápido.

Gostei muito do desempenho dele e li em muitos fóruns que quando ele tiver com o Froyo ele provavelmente vai ficar mais rápido que celulares tops de linha com processador de 1GHZ, espero que sim. Quanto a jogos ele rodou todos que coloquei até agora sem nenhum problema nem lag.

8)Em relação à autonomia da bateria, quanto tempo dura em média?
A autonomia de bateria é algo péssimo nele e em todos os androids que eu já vi até agora. Por enquanto ele tá durando pouco mais de 1 dia, mas estou sempre usando wifi ou 3g.

9)Em linha geral, qual a sensação que você teve em relação à compra, você recomendaria? E qual nota você daria para o aparelho, de 0 a 10?
Gostei muito desse aparelho, acredito ter feito uma ótima compra, muito veloz, tela com resolução e tamanho muito bom. Sinceramente depois de personalizado só estou achando ruim a autonomia da bateria, que de acordo com a experiência de outros usuários de android deve melhorar com o Froyo que de acordo com a Motorola vai chegar no primeiro quadrimestre desse ano. A nota dele seria 9 porque ainda não estou muito alegre com a bateria dele.

Obrigado João pela entrevista e espero que você tenha curtido esse bate papo, que serve como uma luz sobre as dúvidas de quem procurava um smart mais resistente.

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

3 comentários:

  1. é, ja comprei o meu, estou esperando ser entregue,
    mas confesso que no teste que fiz na loja nao deu pra ficar tao radiante assim retirar o motoblur e personaliza-lo vai ser uma aventura.

    no mais é bom ver que existem pessoas satisfeitas com ele, mas bem que parece materia paga .

    ResponderExcluir
  2. Edjalma, parabéns, você é um sortudo que comprou o Defy, que parece ser o Android com melhor bateria do mercado. Eu mesmo quando peguei pela primeira vez fiquei muito impressionado, mas acredito que isso é pessoal e intransferível.

    Por isso peguei uma entrevista com alguem que possui o aparelho e já tinha feito bastantes testes.

    No caso a entrevista não é paga, mas quando for, não se preocupe, vou informar no fim do artigo. :)

    ResponderExcluir
  3. Show de aparelho. além da questão de ser resistente a pó e arranhões, a tela é enorme, ótima resolução, sem dúvida o melhor aparelho que ja tive. A opção de aplicativos free é infindável.

    ResponderExcluir