Sua casa, uma extensão do seu mundo!

sexta-feira, dezembro 10, 2010 , , , , 4 Comments

predio-high-tech-3

Participando do concurso de idéias Tecnisa, o ATM, postou sua idéia de futuro para um lar, acompanhe:

15:33:02 do dia 14/02/2019, estou voltando para casa, numa quente tarde de sábado em Recife-PE, a temperatura aumentou muito nos últimos nove anos e tivemos que nos adaptar. Viro a esquina e chego ao meu prédio, uma construção moderna e adaptada para fazer a parte dela no controle de desperdício de energia, água e dejetos. Chego ao portão, o meu smartphone se comunica com a portaria, passando minha identificação,o porteiro eletrônico confirma e o portão se abre.

Nesse momento a portaria avisa ao meu apartamento que eu estou chegando e o ar condicionado já se liga, levando em consideração a temperatura ambiente. À medida que ando em direção ao elevador, luzes de LED vão se ligando e mostrando o caminho, minha autorização só me permite ir às áreas comuns do prédio e no meu apartamento, para ir ao apartamento de algum vizinho, somente com autorização eletrônica. O elevador me leva direto para casa em pouco tempo.

Chegando a porta de entrada, minha smartkey pessoal, identifica minha digital e chave criptografada de 1024bits confirmando a minha entrada no apartamento. A temperatura já se encontra agradável, não ocorrendo choque térmico.

O filtro anti-ultravioleta, requisito padrão nas janelas de todo o prédio ajudam a diminuir a temperatura do apartamento, todas as outras partes são cobertas por placas "small solar" com diversas pigmentações, permitindo que o prédio seja uma central de energia, armazenando energia solar, eólica e biomassa, utilizando para suprir as necessidades do prédio, dos condôminos e o restante sendo revendido para o mercado regular de energia.

Agora todos fazem a sua parte. Os cata-ventos no teto do prédio geram a energia eólica o lixo orgânico produzido é transformado em biomassa, diminuindo assim o efeito estufa. Além dos catalisadores de água da chuva, que ajudam a diminuir a conta no final do mês.

Jordana, me tira dos meus devaneios e pergunta se quero assistir alguma coisa, antes que me esqueça Jordana é a inteligência artificial do apartamento, ela controla, temperatura e eletrônicos, buscando sempre a satisfação dos moradores da casa.

O apartamento é uma beleza arquitetônica, ele busca o aproveitamento do espaço com portas deslizantes, cabeamento embutido, com energia estabilizada e o mais importante, fibra ótica interligando todo o prédio, que também é provedor de internet e TV por assinatura mundial.

Enquanto ando pelo corredor as luzes vão se acendendo a minha frente e se apagando por onde passo, nenhum quarto mantém a luz acessa por mais do que 30 segundos depois que alguém sai do ambiente, a menos que peça a Jordana para que mantenha a luz ligada. Jordana também me atualizada sobre minhas noticias preferidas, enquanto eu estava fora, me lembra que minha prima que mora na Espanha deixou um vídeo mensagem me lembrando que estou devendo uma visita a ela, mesmo que seja via holograma.

Depois da TV de super amoled 3D de 70 polegadas que temos na sala foi instalada pelo condomínio, numa oferta de compra coletiva que todo o prédio participou o APT virou uma porta para o mundo.

São 17:42:07 silencio no ambiente, graças ao acabamento duplo nas paredes e no piso, tornando virtualmente impossível escutar os "sons" que viajam de um apartamento para outro. Nada de barulho de descarga, do apartamento de cima, como acontecia nos antigo apartamento no inicio da década, até porque as descargas de hoje são por sucção, usam só 10% da água utilizada anteriormente.

Muita coisa melhorou o que você acha que vai acontecer nos próximos cinco ou 10 anos?

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

4 comentários:

  1. Excelente post. Obrigado por participar !

    Gerência de Redes Sociais Tecnisa

    ResponderExcluir
  2. De nada, melhor só se eu tivesse ganho o iPad :D

    ResponderExcluir
  3. Espero que o futuro seja bom de se viver! Tecnologia, nos ajude!! =D
    Parece um trecho extraido de uma das obras de Julio Verne =D

    ResponderExcluir
  4. Pra você ver como tenho idéias viajadas!

    ResponderExcluir