O Android vai dominar o mercado brasileiro?

 

best-android-apps_1-top-500x375

Previsões pessimistas: Tablets e smartphones Andróides vão dominar o cenário mundial em 2011.

Fato: No mercado brasileiro, apesar de febre em redes sociais ou sites web 2.0 pegar rápido por aqui, hardware normalmente demora um pouco a chegar aqui, e por causa do custo Brasil o preço, assunta e afasta a maioria dos usuários.

Fazendo uma pequena retrospectiva, o iPhone foi lançado há quatro anos e já vamos pro quinto aparelho, só chegou ao Brasil oficialmente no segundo ano e apesar de ser um sucesso mundial, no Brasil temos o iPhone mais caro do mundo e recebemos só 70 mil iPhone quatro nesse ano de 2010, uma lastima.

Falando de Android, o primeiro Smartphone, o G1 foi lançado em 23/09/2008 e somente esse ano é que tem chegado de uma forma oficial e mais ampla do Brasil, com preços competitivos de verdade.

Esse artigo não vem aqui elucidar como o Google vai dominar o mundo e como tudo ocorre as mil maravilhas no mundo exterior (fui meio eloquente, admito), mas sim qual parte dessa mudança nos afeta, nos que moramos nesse Brasilzão sem fronteiras.

Bem, há pouco tempo ninguém se importava qual o sistema operacional do seu celular, simplesmente se comprava pela marca, pelas funcionalidades e pela beleza ou resistência do aparelho. Conheço pessoas que compravam pela durabilidade da bateria, fato, é importante para quem precisa estar sempre online. Mas agora com os smartphones e a necessidade de se estar conectado, todo o tempo, seja por causa do trabalho seja para estar perto dos amigos, via redes sociais, os telefones espertos, são uma extensão dos nossos computadores. Queremos instalar programas e ampliar as funcionalidades, sim, queremos tudo cada vez mais inteligente.

Com o lançamento antes tarde do que nunca da Microsoft, o Windows Phone 7, prevejo que só daqui a 2 anos ele venha ter alguma relevância no mercado Brasileiro, primeiro porque não somos prioridade para a Microsoft, segundo que eles têm batalhas a travar nos EUA e Europa, antes de chegar aqui, terceiro que os aparelhos devem chegar bem caros por aqui, pra concorrer com o iPhone, mas talvez não com o Android.

Dois anos são muita coisa no mercado nacional, somos aficionados por tecnologia, seja pelo desejo de ter ou pelo desejo de se amostrar, por assim dizer, de qualquer forma, a queda no preço dos Android´s vai criar uma massa critica uma base que vai concorrer só e somente só com a Nokia. Vamos ter um mercado low end de Nokia/Samsung/LG básicos e um mercado do “meio” de smartphones Nokia/Android e hi-end com iPhone/Motorola/Samsung/Sony/LG

Bem, 2011 é o ano que a guerra começa, será que em 2012 vai sobrar alguma coisa pra concorrência ou vamos ter só Android´s verdes no mercado. Quem viver verá!

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: