E se todos os caixas eletrônicos fossem iguais?

quarta-feira, dezembro 15, 2010 , , , , 0 Comments

 

16112009939_edited

Depois de sofrer nas intermináveis filas de espera dos bancos brasileiros, sim, você mesmo que não estima com exatidão a quantidade de caixas eletrônicos necessários na sua agencia, muitos dele quebrados, ou sem papel ou pior, sem dinheiro. Você que está lendo esse texto agora, sabe do que eu estou falando.

Mas Rudolfh, porque você não usa internet banking pra tudo? Bem que eu gostaria, mas às vezes limite de transferência taxa abusivas e às vezes a incapacidade de pagar impostos locais ou estaduais, faz com que tenhamos que ir aos famigerados bancos.

Mas vamos falar do grande problema em si: “O usuário médio não sabe mexer no software do caixa eletrônico.”

Sim, como se não bastasse ser ruim, usabilidade zero a esquerda, estou falando da grande maioria, claro, eles estão sempre trocando a versão do software e adicionando funcionalidades, o que sempre acaba complicado o que deveria ser fácil.

Eu sei que os bancos não são sites de e-commerce que sempre querem melhorar a usabilidade pensando em vender mais e mais e se o cliente não gostar, é só apontar o navegador pra outra loja. Quem usa um banco especifico, normalmente não tem escolha, ou é onde recebe o pagamento ou mesmo o transtorno da mudança acaba não compensando.

Você não aguenta mais ver as pessoas apanhando dos caixas eletrônicos? Você quer que elas resolvam logo o problema delas para que você possa resolver o seu? Sim e Sim! Então porque todos os bancos não usam um software básico padrão, imagine um “Android” para bancos, ele pode até enfeitar, mas as operações básicas, comuns a todos eles seriam igual, facilitando o aprendizado, visto que não importa em que banco você seja correntista, o sistema para o usuário seria o mesmo.

E gostaria de lembrar que não estou falando de Caixa eletrônico 24hs, com aquele sistema “tosco” pra não dizer lindo. Estou falando realmente de um sistema com uma usabilidade melhor, como o do Itaú.

E vocês, o que acham?

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: