Mapas mentais ou Mind Maps o guia humilde e definitivo!

 

mapa_mentais

Desde que descobri os mapas mentais, me sinto como uma criança com um brinquedo novo, ela sabe que é legal, mas não sabe bem como usa-ló, quando se cresce, normalmente se quer usar o brinquedo no seu potencial máximo.

E mapa mental ou mind maps pra mim sempre foi isso, uma busca pelo autoconhecimento, uma forma diferente de fazer as coisas, de guardar na sua cabeça e recuperar de uma forma mais fácil, que direi humana.

Longe de mim ser uma pessoa que tem uma boa memória, com certeza não, eu preciso compreender, associar uma coisa, para que ela se fixe e resolva passar um tempo entre os meus neurônios, ele são muito seletivos, imagine como deve ser.

Esse artigo sobre Mind maps, mapas mentais é uma compilação sobre tudo o que sei e que aprenderei no processo, espero aprender com você também, com suas opiniões e sugestões a respeito dos mapas mentais.

O que são mapas mentais?

Mas afinal o que são esse benditos mapas mentais/mind maps? São uma poderosa técnica gráfica criada por Tony Buzan, baseada em princípios cerebrais de imaginação e associação para maximizar a criatividade e produtividade por utilizar os dois hemisférios do cérebro, o racional e o emocional.

mapa_mental_diagrama_criatividade

Ual, você pensa, era o que eu precisava!

O mapa mental foi desenvolvido para ajudar a organizar ideias, desenhar projetos, anotar aulas, palestras, discursos, resumir livros, preparar exames, memorizar e recuperar dados, agrupar conceitos e definições em uma única folha de papel.

Um dos benefícios incontestáveis do sistema Mind Maps é a economia de tempo na elaboração destas tarefas e o gerenciamento das mesmas.

Quais as ferramentas disponíveis?

Existem duas formas de se trabalhar com mapas mentais, uma é através do bom e velho papel e lápis de cor. Muitas pessoas preferem desenha-lós a mão livre. Eu até que tento, mas não consigo fazer nada muito bonito, mas você pode ver excelentes exemplos abaixo.

Tony_resume

mapa7psp

Xmind
A ferramenta que usei pra criar os tópicos desse post sobre mapas mentais foi o Xmind, a versão gratuita dele, me permitiu exportar para txt os tópicos e escrever sobre eles, simplesmente completando o corpo, por assim dizer.

FreeMind
Outra opção gratuita, que cheguei a usar, mas não muito, visto que eu não tenho jeito, sempre fico procurando a ferramenta perfeita, por enquanto ainda não a encontrei, alguma sugestão?

Buzan iMindMap
Ferramenta do criador da metodologia, tem uma versão trial para teste. E versões pagas mais completas.

mb_mindmap_desenhado_2

Quais os livros recomendados?

Do autor e criador da metodologia de mapas mentais Tony Buzan indico três livros, com seus respectivos links para compra.

Mapas Mentais no Trabalho.

Mapas Mentais

Eu tenho o Mapas Mentais e sua Elaboração e particularmente te digo que ele abriu minha mente sobre como "começar" a fazer do jeito certo. Antes meus desenhos eram somente uma tentativa frustrada de pensar fora da caixa, ou como direi, fora do cérebro.

Outra opção seria fazer cursos sobre mapas mentais, provavelmente você vai encontrar em São Paulo, não conheço nenhum em Recife.

Rudolfh Bantim(

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: