2010: duas versões do Android. O que esperar de 2011?

 

Nesta época de final de ano, onde você começa a planejar o próximo, expectativas e desejos… Surge sempre a reflexão, o que esperar de 2011?

Falando de tecnologia móvel, temos muito o que esperar, nova versão do Android, Tablets pra todo lado e windows phone 7 mostrando a sua cara pra bater.

Em retrospectiva, 2010 nos trouxe grandes alegrias tecnológicas… O Android trouxe duas versões neste ano, 2.1 e 2.2.

O Android 2.1 é uma versão que inclui API com novas mudanças e correções de bugs, como a "API Level", que permite que o sistema determine se um aplicativo é compatível com o sistema, antes de instala-lo.

Já o Android  2.2 também conhecido como Froyo, é significativamente mais rápido e também oferecerá uma API de backup, uma API de mensagens “cloud-to-device” e suporte para tethering e hotspots portáteis (compartilhamento de 3g via wifi). Além disso, o Android 2.2 terá um navegador mais rápido e será mais fácil para os usuários encontrarem novos aplicativos.

Vejam video abaixo:

Ao todo o Android está disponível em cinco versões diferentes (1.5, 1.6, 2.0, 2.1 e 2.2) espalhadas em vários dispositivos móveis. aqui no Brasil temos muito Androids 1.6 e 2.0, mas esperamos que as fabricantes não nos deixe na mão e atualize esses aparelhos. Viu Motorola?

E para 2011, espera-se a versão 2.3, que traz algumas novidades, tais como, possuir suporte para a tecnologia NFC (Near Field Communications), que poderá ser utilizada para pagamentos, como uma alternativa aos cartões de crédito, comandos de voz via bluetooth e maior suporte ao codec de vídeo.

Esta versão, também conhecida como GingerBread, provável  terá a inclusão de webkit2.

Um smartphone necessário para rodar esta nova versão precisa possuir no mínimo processador de 1Ghz, tela touchscreen capacitiva de pelo menos 3,5″ com resolução de 1280 x 760 pixels e 512MB de RAM.

E para isso, vazaram rumores da Samsung lançar o Galaxy S2 i9200, com processador de 1.2 GHz e 1 GB de RAM, mas com lançamento previsto para o ano que vem, nos Estados Unidos.

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: