Tim web pré, testado no dia-a-dia, saiba o veredito!

quarta-feira, setembro 08, 2010 , , , , 4 Comments

 tim

Logo que foi lançado o TIM WEB PRÉ por R$0,50 por dia, eu pensei: Agora é a chance de todos poderem entrar na internet móvel de vez, será? Veremos a seguir...

A minha primeira impressão

Foi muito positiva, primeiro não é necessário ativação ou pagamento de taxa ou cadastro, basta sair navegando. O teste foi feito com um celular GSM, que só funciona em GPRS/EDGE ou seja no máximo 144kbps, que é a velocidade que a maioria das pessoas utiliza. A minha percepção da velocidade do serviço foi boa, principalmente para acesso a sites desenvolvidos para dispositivos móveis, como o twitter.Se redes sociais é o que procura, isso pode ser um bom indicio.

Segundas impressões


Já no segundo dia, me empolguei, mas não tive uma impressão tão positiva, visto que a maioria dos sites e blogs não eram amigáveis para dispositivos móveis. Pelo menos no meu Samsung i321n rodando WM5 e navegando no internet explorer não tive uma boa visualização das paginas. 

10Mb é o suficiente por dia?


No segundo dia fiz muitos acessos a paginas pesadas, incluindo ai uma foto de 1.6mb no twiitpic e aparentemente ultrapassei os 10MB de acesso diário, o que me deixou literalmente na mão. A Tim deveria informar melhor aos seus clientes sobre o que está acontecendo, as vezes não conseguia acessar uma determinada pagina e nesse dia em especial ele não acessou mais nada, tive que supor que tinha estourado o limite de acesso diário. Fica a dica!

Nos outros dias entendi pra que servia o serviço e passei a usar basicamente para ler, escrever no twitter e acessar os links postados por lá.

Qual o resumo da opera?

Minhas considerações finais são que o serviço é razoável, tem velocidade razoável, mesmo não tendo testado num celular 3G. Pórem testei num GSM, o que cobre a maior parcela da população, tem um bom custo/beneficio e salvo as mensagens nem sempre explicativas do serviço é uma oferta louvável. 

Ou seja, o Atitude Móvel aprova e recomenda. Só espero que a Tim se comprometa a manter a qualidade do serviço, sempre.

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

4 comentários:

  1. Rudolph, chegou a testar se nesse plano ele aceita a navegação com o n800/n810 através de conexão com bluetooth? No plano está escrito que não é permitido o uso do celular como modem (para navegação com um notebook, por exemplo), mas a atendente não soube me dizer se permitiria o uso com o n810. Pode fazer um teste para nós?

    ResponderExcluir
  2. Eliazer, eu até testei a conexão com o meu n800, mas só abriu o google depois deu um erro. Acredito que a pagina estava em cache, cheguei a testar um cliente de twitter que uso sempre e nada. Pelo visto eles estão bloqueando mesmo. E pela velocidade, nem valeria a pena usar num notebook, qualquer um morreria de tédio. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu uso no LG P500, mas não tá durando nem uma semana direito e já estoura os 300MB.... é brincadeira isso né..... tá certo q meu uso é constante.... mas é só pra aplicativos básicos (a maioria já vem pré-instalada no celular) #decepcao

    ResponderExcluir
  4. Gi pode ser que algum aplicativo esteja atualizando constantemente os dados e gastando seus créditos. Desliga a atualização automática, ou baixa o apnbrasil para controlar quando você quer ou não usar a internet.

    ResponderExcluir