Nirvana, levando o GTD ao alto nível de produtividade

terça-feira, setembro 21, 2010 , , , , , 2 Comments

Nirvana é o melhor software de GTD que já tive acesso, definitivamente. Depois dessa frase impactante que resume todo o post, vamos aos porques e os comos.

O Nirvana se encontra em estagio Beta, super estável, no meu dia a dia não apresentou nenhum erro ou inconsistência, no futuro ele vai ter um modelo pago e claro um modelo gratuito, então aproveitem para se cadastrar aqui( http://www.baixatudo.com.br/nirvana).

A palavra Nirvana no Budismo significa o estado de libertação do sofrimento, um nome ambicioso para um software que se destina a tirar você do caos e os problemas/pensamentos da sua cabeça.

Ele começa bem com um visual leve e "clean" que lembra os softwares para Mac. Como ele é orientado a GTD, logo de cara você tem acesso ao menu a esquerda, onde se encontra: 

- Caixa de entrada(inbox), onde tudo começa.

- Today, tarefas de hoje

- Next(Próximas ações)

- Wainting(Tarefas em aguardo)

- Scheduled(Tarefas agendadas)

- Later(Fazer depois)

- Someday(Fazer algum dia)

- Projects(Projetos, minha parte favorita)

Logo abaixo tem o Archive( Que seria o arquivo, onde ficam as tarefas finalizadas e o Trash que não preciso nem dizer o que é.

Você pode configurar para aparecer uma nuvem de tags dos seus projetos logo abaixo do trash.

nirvana4

O sistema como um todo é bem simples e tem uma busca no canto direito acima que te faz achar tudo muito rápido.

Uma das coisas que mais gostei foi o Focus, você pode definir vários focos na vida, como por exemplo casa e trabalho, com o foco, você só vê as tarefas e projetos relacionado aquela parte da sua vida.

Por exemplo, projetos do trabalho só são vistos ali, quando você quiser resolver problemas relacionados a casa, você muda o foco. Perfeito para separar e se dedicar a cada coisa no seu tempo e contexto.

Eu sou uma pessoa orientada a projetos, o que isso quer dizer? Que penso tudo em projetos, com tarefas atrelada aquele projeto. Então o Nirvana com essa organização de projetos e tarefas é perfeito pra mim.

nirvana3

Tanto projetos como tarefas tem configurações bem simples. Você define o nome do projeto ou tarefa, as tags que seriam os contextos, qual o foco associado, casa ou trabalho por exemplo, pode definir uma data de agendamento e outra de vencimento da tarefa e/ou projeto.

Você define também qual o esforço em tempo e energia para executar aquela tarefa, ou seja, muitas opções de configuração, deixando a aplicação cada vez mais aderente ao GTD.

Você pode simplesmente criar o projeto e ir jogando as tarefas dentro dele ou pode ir aos poucos adicionando mais e mais informações sobre as mesmas. 

nirvana2

Você pode também gerencia seus contatos, para você saber quem você está aguardando que faça determinada tarefa, assim como as áreas ou pontos focais. Você pode transferir todas as tarefas finalizadas para o Arquivo(Archive) com um único click, assim como limpara a lixeira.

Alem disso você pode ver ao lado de cada menu, quantas tarefas estão associadas ao mesmo.

As ultimas duas funções associadas ao Nirvana são fantásticas, a primeira é que ele cria um e-mail que você pode enviar tarefas diretamente para sua inbox, e exporta todas as suas tarefas e projetos para o seu e-mail, coisa que nunca tinha visto antes.

nirvana1

Minhas considerações finais é que o Nirvana é uma mão na roda, tanto para quem é organizado como pra quem quer organizar. Já comecei a transferir meus projetos para lá....

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

2 comentários:

  1. Grande Rudolfh!

    Também gostei muito do Nirvana! Conheci ele alguns dias atrás, e estou tentando utilizá-lo com gerenciador de GTD no n810... vamos ver se vai dar certo ;)

    ResponderExcluir
  2. Fala Eliazer,

    Bem que poderia ter uma versão para maemo 2008 do Nirvana, não acha? Ainda não tive tempo de ver como a tela fica no N800, mas vou checar.

    ResponderExcluir