Indo do céu ao inferno com a internet "banda larga" 3G ex-ilimitada da TIM,CLARO,OI,VIVO

sexta-feira, agosto 06, 2010 , , , , , , 5 Comments

A ascensão e morte dos planos banda larga 3G Ilimitados nas operadoras 3G.

internet3gnobrasil [640x480]

Ontem estive no Shopping Boa Vista e aproveitei para pegar panfletos com as ofertas 3G das operadoras de plantão, os mesmos estão na imagem que ilustra esse artigo. Bem, pela imagem você entende o nível de comprometimento de cada operadora com os planos. Mas não adianta ter folder bonito se o plano feio. 

Vamos falar de como os planos eram antes, planos ilimitados, fora a Oi que nunca teve plano ilimitado e cobra pelo que exceder o trafego contratado. Além dos preços não serem acessíveis, os problemas constantes de baixa velocidade e fraca cobertura fizeram o sonho do 3G virar pesadelo.

Agora as operadoras ao invés de investirem pesado na sua infra-estrutura, resolveram dizer bye bye aos planos ilimitados, limitando-os de toda forma possível, porém mantendo os preços antes cobrados pelo serviço ilimitado.

Eu mesmo acredito que o 3G hoje só é satisfatório para quem usa smartphones ou quem não tem opção de banda larga fixa, haja vista que o serviço 3G não é para "heavy user".

Ofertas de banda larga 3G das quatro operadoras de telefonia móvel


Oi

Já teve planos melhores, apesar de ser a operadora que oferece a maior franquia, de 10GB, qualquer coisa menor que isso não vale a pena.

Claro

Os planos mais caros, cobrar R$69,60 por 500mb por mês é um absurdo, totalmente não recomendado.

TIM

Essa idéia da Tim de cobrar por hora só pode ser brincadeira, isso impede que você possa ficar sempre conectado, é totalmente contra a mobilidade, as 120hs do plano mais caro dividido por 8hs por dia, só cobrem 15 dias por mês, e se você esquecer a internet ligada, lá se vai sua franquia. Totalmente #fail

Vivo

Os planos são muito caros, a franquia é muito pequena, pagar quase R$200 por 8GB é  um absurdo sem igual, só pressionando a operadora para ela desistir desses planos.

Como eu já disse a muito tempo atrás, o 3G morreu e esqueceram de avisar, só servindo pra acesso leve em smartphones e não substituindo de maneira nenhuma a banda larga fixa. As operadoras acabaram de enterrar a ultima esperança do serviço com esses preços absurdos de caro e inacessíveis, isso sem comentar na qualidade.

Espero que em 2012 quando chegar a 4G isso mude de figura. Cada vez mais penso que precisamos de um quinto competidor, pois os quatro que estão ai, não sei não.

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

5 comentários:

  1. E eu querendo um milestone todo feliz, logo agora que teria acesso a redes sociais com o vivoon, desisto, vou pegar o milestone mas sem assinar 3G, usarei só a o wireless do trabalho e de casa.

    Agora é esperar que o 4G seja menos frustrante.

    ResponderExcluir
  2. Musashi,
    3G só pra dispositivos móveis por total falta de opção, mas para uso em desktop/notebook eu mesmo não recomendo. Vamos esperar que antes de 2014 o 4G chegue contudo por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Lincoln Freireagosto 23, 2010

    Até o 1º semestre de 2011 teremos Internet Wi Fi em toda região metropolitana do Recife e em algumas cidades do interior, totalmente gratuita! Segundo reportagem do Diário de Pernambuco a velocidade será de 300k iniciais, mas depois pode chegar a 500k. Desta forma não vejo nenhum futuro em contas 3G, talvez com a entrada dos serviços 4G tenhamos uma melhora nos serviços com a tecnologia LTE.

    ResponderExcluir
  4. LinconIn,

    Espero sinceramente que isso aconteça, pois hoje não temos muitas opções de rede aberta, salvo faculdades e o shopping Recife.

    ResponderExcluir
  5. estas empreza de iternete 3g sao todas umas md
    eu tenho 4g mais a minha sor estar em 128kb vou sair fora destas operadora sor er para emganar todos os ussuarios !estou sor fechando com outra operedora ! vivo e claro oi sao muito ruimmmm

    ResponderExcluir