Finalmente usando a USB do Nokia n800(n8x00) para ler pendrive, cartões e teclado

Sim, enfim, consegui comprar o Adaptador fêmea-fêmea em São Paulo por R$3,00 :) E consegui fazer a usb funcionar em modo hosting. Todo o processo que passei segue abaixo:

A tempos em pesquisas pela internet encontrei a possibiliadde de extender a capacidade do Nokia N800, para alem das suas fronteiras…utilizando a porta usb dele que só servia até então para trasferencia de arquivo, nem pra carregar serve, o que sempre foi uma pena.

Segue abaixo o passo a passo que tive que fazer pra colocar essa empreitada em pratica:

1) Primeira coisa, consiga o adaptador usb, fêmea-fêmea, por acaso só consegui no xingling em São Paulo, mas você pode ter mais sorte e comprar mais facilmente via internet.

2) Baixe o usb-otg-plugin no site do desenvolvedor e copie para o N800 o arquivo .deb

3) Entre pelo gerenciador de arquivos na pasta onde você copiou o arquivo e dê dois clicks sobre ele. Vai parecer que ele não está fazendo nada, pois leva um tempo para funcionar.

4) Depois disso vai aparecer um icone novo no n800, na parte de cima, mostrando a conexão usb, você deve clicar sobre ele e selecionar USB UTG host mode.

5) Apartir dai é só conectar o teclado ou pendrive que ele vai funcionar normalmente. No caso dos cartões SD ou de qualquer tipo, basta um adaptador usb para acessa-los assim como a um pendrive.

Obs: testei com pendrive de 1GB,2GB e 4GB, o meu pendrive de 8GB não foi identificado, testei também com cartões USB e dois teclados USB e foi tudo ok.

Rudolfh Bantim(Transformando o N800 no seu personal faz tudo!)

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

5 comentários:

  1. Mouse funciona? Joystick? Placa de captura de TV USB (PCTV USB)? Por favor, pode testar? Estou quase comprando o meu.

    ResponderExcluir
  2. Mateus,

    Olha que não tinha pensado em usar mouse. Joystick eu não tenho e captura de tv acho muito difícil, visto que o processador não é tão potente e tem a questão do software, então veja bem se apesar das limitações vale a pena pra você comprar.

    ResponderExcluir
  3. tem como utilizar mouse, mas aí tem q ter outro arquivo, dá uma olhada nesse blog, http://freebird.blog.br/2010/05/12/como-usar-mouse-teclado-e-pendrive-no-n800n810-usando-usb-host/

    ResponderExcluir
  4. Amigo, esse processo serve também para motorola milestone ou outros modelos?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não Vinicius, o sistema operacional do Nokia N800/N810 é o Maemo, já o Milestone é o Android. Mas você levantou um bom ponto, pode ser que exista algo assim para Android, vou pesquisar.

    ResponderExcluir