O futuro dos sistemas operacionais para Smartphone

terça-feira, julho 06, 2010 , , , , , 0 Comments

Estava escutando o podsemfio.95, da garotasemfio sobre Desenvolvimento de software para dispositivos móveis e me veio uma luz sobre o futuro dos sistema operacionais para smartphones.

Nós temos múltiplos focos aqui, o primeiro é o do cliente, o porque de um cliente comprar esse ou aquele aparelho, segundo dos desenvolvedores, onde investir seus esforços de desenvolvimento e terceiro dos fornecedores(Operadora de Telecom e fabricantes de hardaware e Sistema Operacional).

Foco do cliente

Cada vez mais os Smartphones estão se transformando em PC´s, espera um pouco Rudolfh, como assim? Calma, vou explicar, antigamente cada modelo era único, com seu sistema próprio e limitado, onde não se pensava em fazer muita coisa além de telefonar e mandar mensagens. 

Agora, com o advento dos smartphones mais novos, as pessoas começam a poder atualizar seus telefones, assim como um computador, comprar programas e instala-los facilmente como num PC. O designer é importante, mas assim como nos video games a quantidade de "jogos/programas" é um diferencial, pois a funcionalidade "fazer chamadas" já é coisa do passado. 

Moral da história, clientes mais e mais exigentes. E não importa se no Brasil a maioria dos celulares sejam "low end", mais simpes, a tendencia mundial é que todos, um dia vão ter celulares mais inteligentes, assim como quem tem Desktop hoje está migrando para notebooks/netbooks.

Foco do Desenvolvedor

Salvo os apaixonados por essa ou aquela plataforma, como Symbian, iOS4, BlackBerry, Windows Phone, plataformas web, Java ME, o desenvolvedor busca quem lhe da acesso mais fácil ao cliente final, quem lhe proporciona uma forma mais fácil e barata de desenvolver e claro, a que te traz mais retorno financeiro, pois ninguém é de ferro. 

Hoje na minha opinião eu vejo que o Iphone tem a melhor plataforma para desenvolvimento, seja pela facilidade de programar como pela facilidade de distribuição, a Apple faz tudo por você, o desenvolvedor só se preocupa em programar. 

Mas acho que não vai ser assim pra sempre. O Android é o que o Windows Mobile deveria ser, a Microsoft está chegando atrasado e não sei se vai conseguir se recuperar. Até porque o problema do Android é a fragmentação de versões do sistema operacional que acaba causando uma confusão depois pra atualizar. Symbian é uma plataforma "velha" e se não se recuperou até agora acho dificil que consiga, acredito que a Nokia vai apostar em Maemo ou em qualquer coisa própria pra não dar o braço a torcer e Adotar o Android. 

Agora imagina só se ela fecha um acordo com a Microsoft? Seria uma briga de gigantes. Acredito que a MS vai chegar atrasado e vai conquistar o seu nicho, assim como o BlackBerry tem o dele. 

Foco dos Fornecedores

As operadoras estão ai, querem ganhar dinheiro de qualquer jeito e estão dispostas a mimar os desenvolvedores e lançar as suas próprias lojas. Acredito que o publico menos informado vai acabar comprando por essas lojas, é a tendência. 

Já as fabricantes estão apostando em tudo para se diferenciar, o caso da Samsung, HTC, LG, Sony Erickson, Motorola, que vão lançar cada vez mais aparelhos com os Sistemas Operacionais que aparecerem pela frente.

Salvo a Nokia que vai ficar com seu sistema proprietário a BlackBerry que está esperando ser comprada e a Apple que controla todo o processo e está com uma mina de ouro nas mãos, só não sei até quando.

Baseado nessas informações as minhas previsões futebolísticas são.....brincadeira...o iPhone vai crescer até bater num teto que seria entre a paciência dos desenvolvedores com uma plataforma fechada e controladora e a paciência dos clientes com as restrições impostas pela Apple. 

Acredito que se ouver opção as pessoas vão migrar, fora os fan boys claro. A Microsoft vai chegar atrasado, vai ter o nicho dela, vai ter que saber se aproveitar das deficiências do Android, mas acho que ela vai "replicar" o que a Apple fez, só que com três anos de atraso e sem fan boys :D 

A BlackBerry pra mim tem um nicho especifico, onde ela vai parar? Talvez seja comprada por outra empresa maior, de visão. E a Nokia ou larga o osso ou vai perder a liderança do mercado de celulares, a empresa não anda se entendendo e mudando de idéia a todo tempo sobre qual sistema adotar.

E você, o que acha?

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: