Como reclamar de uma empresa em 2010?

terça-feira, julho 13, 2010 , , , 0 Comments

Hoje vejo que temos formas mais efetivas de reclamarmos por não sermos atendidos como deveríamos, ou mesmo quando a empresa contratante não cumpre o contrato como assim esperado de uma empresa correta e justa.

Além das questões legais você apelava para o SAC de quatro formas:

- Ligava para um 0800 ou número obscuro e escutava a musiquinha ao fundo.

- Mandava um carta.(Medieval, admita!)

- Mandava um e-mail.

- Falar com chat.(Normalmente ele não resolve nada, mas alguns sites disponibilizam)

O que todas essas formas tem em comum? Pense um pouco, um pouco mais, sim, claro, todas as formas você fala de forma privada com a empresa. Não entendeu? Bem, você pode fazer escândalo e tudo mais e nada vir a público, e se assim vier, não vai ter aquele impacto que se espera. Mesmo um processo ou Procon é algo privado.

Mas o que temos agora? Twitter, é o equivalente ao gritar em público. Você grita com o perfil da empresa e escuta gritos ao seu redor, quem segue a empresa ou mesmo acompanha as tags #fail ou @nomedaempresa vai te escutar. É nessa hora que ou vai ou racha, ou você vai gritar pra sempre e a empresa vai fazer “ouvido” de surdo ou vai se queimar tanto que vai resolver te atendente ao custo de perder muitos clientes.

Por isso que eu digo, twitter é o lugar onde todo CEO deveria acompanhar o operacional da sua empresa, lá estão as reclamações que nunca chegam aos gabinetes da diretoria, lá é a voz do povo, que claro é a voz de DEUS.

Rudolfh Bantim(Quem tem olhos veja e quem tem ouvidos que escute)

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

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