E se o google deixa-se o Brasil? 9 possíveis consequências!

segunda-feira, março 22, 2010 , , , , 3 Comments

google4[1]

O que aconteceria se o google deixasse o Brasil, como pretende deixar a China em abril de 2010?
Baseados nos acontecimentos passados, com ataques de hacker chineses ao google, roubando informações dela e de várias empresas e a contínua censura imposta ao buscador do google, assim como bloqueio de diversos sites da compania, levaram o google a decretar a sua saída do mercado Chinês. Pensando nisso me veio a reflexão:

E se o google deixa-se o Brasil, seja por que motivo for, vamos pensar, ou imaginar as consequências óbvias para minha pessoa em particular e para uma boa parcela da população.

1) Google fechou o www.google.com e www.google.com.br para acesso de ip´s de brasileiros. O que faríamos, voltaríamos para idade da pedra? Usaríamos o Bing? Ask.com, surgiriam novos buscadores brasileiros? Buscadores chineses invadiriam nosso território ou o Buscapé viraria o buscador de todo brasileiro? Façam suas apostas…

2) Gmail, era uma vez espaço ilimitado, voltaríamos a pagar por e-mail? Morreríamos em spam de serviços gratuitos que todos já sabemos os nomes? E todo o histórico de e-mails e anexos que temos no gmail, eu particularmente conto nos dedos as pessoas que conheço que não usam gmail, quem não usa vai usar. Seria um cataclisma nuclear, difícil imaginar algo pior. Usar Hotmail? Consigo imaginar :)

3) Youtube, isso não te pertence mais. Ver vídeo vai ser uma atitude de garimpeiro, provavelmente todos os vídeos que você virá serão da globo.com, mas será que alguém teria power para hospedar os seus vídeos de graça? Bye bye para o pessoal que adora vídeos.

4) Blogger, já era, ninguém iria mais ler o http://atitudemovel.blogspot.com , pra mim a pior de todas as noticias :) Well, sempre existe o wordpress, mas provavelmente muitos Page rank e blogs se perderiam, nem todo mundo tem paciência e persistência pra começar do zero.

5) Google adsense e adword, seria a alegria da concorrência, mas provavelmente outros serviços surgiriam para remunerar os blogueiroa, mesmo assim pra quem vive de adsense seria como ser levado a pobreza do dia pra noite.

6) Eu não sei vocês, mas estou usando cada vez mais o google docs, com seus documentos, planilhas, calendários e demais programas. Muitas empresas vivem disso hoje em dia. Não é o Word, Excel, mas ajuda um bocado, principalmente pelo fator remoto e a integração com múltiplos usuários. Seria uma grande perda de produtividade para as empresas do país.

7) Google maps, vamos nos perder pra valer, claro que a concorrência ia se aproveitar, mas sei de muita gente que usa o serviço por ser gratuito, além de empresas que desenvolvem baseada na API do google maps, seria um dos golpes mais duros. Como eu poderia passar o mapa da minha casa para os meus amigos que não sabem como chegar nela? Voltaríamos a caneta e papel, o futuro dirá!

8) Google Earth, nunca mais se perder pelos confins do planeta, viajando por onde nenhum tele transporte esteve, sim, você vai ter que usar o produto da Microsoft :D

9) Orkut A rede social do brasileiro, pra onde iriam todos os orfão de redes sociais? Facebook? Via6? Twitter? Seria uma invasão de brasileiros nas outras redes, praticamente um êxodo virtual. Muitos chorariam o fechamento da mãe das redes sociais brasileiras.

Se alguém consegue pensar em mais catástrofes, é só complementar nos comentários.

Rudolfh Bantim( Antes o google sair da China do que do Brasil zil zil)

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

3 comentários:

  1. Pedro Henriquemarço 23, 2010

    1-Voltaria a usar o Cade.
    2-O Gmail nunca foi ilimitado! Vivo tendo que apagar meu e-mails.
    3-Hoje o Gugu e Eliano ja passam os videos da internet, e sempre tem um amigo passando aquele video massa.
    4-O que e Blogger? Quem le essas paginas emos?
    5-Seria o fim do Clique aqui?
    6-Meu docs e um repositorio, poderia usar outros.
    7-Google maps? Usava mapas do Miner antes de saber que existia o google!
    8-Google Earth? GPS!
    9-Clique aqui!

    ResponderExcluir
  2. Rudolfh Bantimmarço 23, 2010

    É verdade o gmail não é ilimitado, só está lentamente em crescente aumento de espaço, mas heavy user precisa de duas contas :D

    ResponderExcluir
  3. Puta que paril, o negócio tem mais de sete gigagytes de espaço para E-MAIL e esses caboclos não se contentam. Não sei o que motiva-os a utilizarem todo o limite disponível pelo serviço gratuito. O espaço livre do serviço é uma espécie de alocação dinâmica: conforme a quantidade de espaço vai sendo ocupada, o servidor vai aumentando o espaço disponível.

    ResponderExcluir