A morte do 3g e o nascimento das redes LTE

domingo, janeiro 10, 2010 , 0 Comments

Se você é um heavy user de internet, baixa muita coisa, navega muito e vê muitos videos no youtube, 3g não é pra você. Infelizmente o que veio pra ser uma internet banda larga móvel, por falta de infra-estrutura, cobertura e competição na banda larga fixa acabou gerando uma correria para os plano 3g, as operadoras não estavam, não estão, nem estarão preparadas para atender toda a demanda num prazo digamos razoável.

Então o que fazer? Pular a terceira geração e avançar para a quarta, com uma tecnologia de largura de banda que já chega em testes a 120Mbps, ante ao máximo de 14Mbps da 3G, que ninguém nunca viu acontecer.

Por causa do gasto com infraestrutura e licenças as operadoras no Brasil não andam se mexendo em relação a isso, tem também uma falta de definição da Anatel. No brasil claro, tudo demora muito mais...enquanto isso as conexões ADSL2 ficam como as únicas opções de banda larga de verdade. A exemplo disso temos a GVT e a Oi que oferecem conexões até 100mbps em Pernambuco.

Mas se queremos e precisamos ser moveis, seja por necessidade do trabalho ou da vida, seja por aumento de produtividade ou não a quarta geração de telefonia móvel pode ser a resposta que se esperava da 3G e que não veio.

A LTE ou Long Term Evolution já está em testes em alguns países e esperamos que logo entre em produção, pois ela é focada em dados e não em voz, apesar da maioria das pessoas hoje falar mais ao telefone do que qualquer coisa, no futuro próximo, nos falaremos mais por IM´s(Instante Messenger), usaremos mais GPS com mapas do Google e mandaremos ordem para nosso ar condicionado ir ligando enquanto ainda não chegamos em casa, pois ultimamente anda bem quente em Recife :D

Pense nas possibilidades e comente abaixo...

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: