Modem 3G, qual frequencia usar? Huawei E220, Huawei E226

sexta-feira, dezembro 19, 2008 7 Comments



Um leitor do Atitude Móvel me chamou a atenção para uma coisa que não se discute muito. Que é a frequencia dos modens 3G, eu utilizo um Huawei E226 e nunca me preocupei com isso, visto que foi o primeiro que apareceu nas redondezas, quando a claro chegou.

Fui procurar as especificações sobre ele na internet e descobri que ele é triband:

HSDPA / UMTS 850/1800/2100Mhz
GSM / GPRS / EDGE 850/900/1800/1900Mhz

Ou seja, funciona em todas as frequencias do Brasil, em todas as operadoras. Seja a Claro, Vivo e Tim que lançaram o serviço 3G pela banda 850mhz, ou seja pela banda leiloada esse ano a 2100Mhz, que a Oi, Brasil Telecom e todas as outras compraram.

Porém, quem possue o modem Huawei E220 só pode utiliza-los em redes que usem a frequencia 2100mhz, que é o caso da Vivo e Oi em Recife. No caso de SP serviria na Oi, deve funcionar na Claro e TIM também, pois acho que a Vivo é banda A. Vai variar de cidade/estado. As especificações tecnicas do E220 encontrei aqui.

Existem outros modens no mercado, que falaremos em outra oportunidade.

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

7 comentários:

  1. Eurico Spenglerjaneiro 30, 2010

    HELP...Tenho um modem 3G da Aiko modelo 83D. Estou a 3km de distancia da antena da Vivo. Minha internet é sofrivel (máximo de 200 kbps).Entendo que a solução seria eu instalar uma antena externa. PORÉM, a cada consulta que faço aos fabricantes e vendedores de antena a primeira pergunta que me fazem é QUAL A FREQUENCIA? Constato q estou diante de um mistério, pois nem a Vivo que é a operadora consegue me informar(fatidico *8486). Como poderia obter resposta para esta pergunta misteriosa? Estou na cidade de Xangri Lá, no Rio Grande do Sul. Obrigado antecipadamente aos que tentarem me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Rudolfh Bantimjaneiro 31, 2010

    Eurico, encontrei esse pdf com as informações sobre o modem Aiko 83D http://www.aiko.com.br/imprensa/Press_Release_Aiko83D.pdf

    Encontrei também uma antena para o mesmo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131739779-antena-para-modem-usb-aiko-83d-vivo-zap-3g-_JM

    Porém, você deve analisar se vale mesmo a pena gastar R$600,00 na antena. Você já testou o modem mais próximo da antena da vivo? Pode ser um problema da operadora e não seu, pode estar configurado pra pegar EDGE sempre, ou pode ser a questão da topologia.

    ResponderExcluir
  3. Eurico Spenglerjaneiro 31, 2010

    Caro amigo,
    Primeiramente os meus agradecimentos pela sua atenção. Já testei a conexão em baixo da antena e ai é um balaço. Tem outras soluções de antena com menos investimento. porém tenho esbarrado na tal da frequencia q não sei informar ao fornecedor qual seria. Até mesmo para este anunciante do mercadolivre que antecipadamente informa q sua antena funciona se a frequencia for de 2100 mhz. Eu continuo não sabendo a frequencia da minha operadora. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Rudolfh Bantimjaneiro 31, 2010

    Eurico,

    No Rio Grande do Sul a Vivo é 2100Mhz, por ai somente a claro tem freqüência 850Mhz. Então em relação a isso você pode ficar tranqüilo.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se com o sistema linux há compatibilidades para o E220 huawei, e caso positivo, como proceder.
    Toledo

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sou do interior de SP. A vendedora do ML disse que o E220 não aceita Vivo, porque é triband.. não entendi nada... afinal, quero pegar ele para o tablet android xing ling que pede o E220, entre outros. Vou conseguir pela Vivo? Obrigado e parabéns pelo blog.

    Leonardo Concon
    Blog do Concon
    www.leonardoconcon.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola Leonardo, tudo bom? A questão é o seguinte, imagine a globo, sbt, mtv, record como quatro canais. No caso do E220 é como se ele só pegasse 3 canais, não funcionando assim na globo por exemplo. As operadoras de telefonia, compram essas bandas(canais) em varias regiões do país. No caso da Vivo em SP, ela utiliza uma banda que o E220 não suporta. Por isso você deve optar por outro modelo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir