O que é 3g finalmente?

segunda-feira, novembro 10, 2008 0 Comments

O nome 3G vem de terceira geração de telefonia móvel. Na primeira geração tivemos os tijolões, depois vinheram as tecnologias TDMA e CDMA, lembra do startak? Eles chegaram com a privatização e com as novas operadoras.

2,5 gerações depois, chegou o GSM com o seu chip inconfundível e o CDMA 1X, trazendo a possibilidade de navegação na internet de forma mais rápida.

Então chegou o 3G, trazendo banda larga móvel na sua mão. Até agora, os serviços de acesso a internet com modem foram os que mas fizeram sucesso, eu particularmente estou usando um.

Pois vieram suprir essa imensa carência de banda larga que nos temos, ate hoje, sim ainda estou carente de banda larga de verdade e você, não?

Então você se pergunta o que posso fazer mais com a 3G?


Bem, imagine a tecnologia como uma estrada larga onde se pode trafegar muitos carros(serviços) , como a vídeo chamada, navegação na web , checagem de email em tempo real, assim como chat com os amigos e muitas outras possibilidades.

Imaginesse na cena:

Você presencia um acidente de carro numa movimentada avenida de uma grande cidade, você entra em contato com a emergência e encaminha uma foto do acidente, assim como a localização da vítima com os dados do GPS(Sistema de posicionamento global) ou aGPS(Triangulação de antenas da rede de celular) do seu celular.

Enquanto o socorro não vem, você pode avisar aos seus amigos do acidente, os bombeiros já estão a caminho. Ao som das sirenes da ambulancia ao fundo, você transmite um vídeo do acidente, em tempo real, para um site de jornalismo cidadão.

Possibilidades são infinitas só precisamos escolher uma. E você qual escolheria?


Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

0 comentários: