A briga da Oi com a Vivo, por que se parece mais com a política brasileira?

segunda-feira, outubro 27, 2008 3 Comments

Não sei você caro leitor, mas eu aprecio o bom combate, o da discursão de idéias e ideais. Na telefonia, seria algo como a busca pelo cliente oferecendo serviços criativos, bons planos, tarifas e qualidade nos serviços prestados.

Porém como aqui é o Brasil, não se esqueçam nunca, nem sempre o bom combate é combatido. Já falei para vocês da chegada bombástica da Vivo em Pernambuco, promoções arrasadoras, aparelhos e tarifas mais baratas, foi praticamente o Natal antecipado.

Porém a Vivo não esperava o ambiente hostil com que seria recebida pelas suas concorrentes. Pensei com meus botões, a Oi, Claro e TIM, vão tirar a bunda do sofá e vão correr atrás dos clientes, oferecendo melhor qualidade de ligação, melhores tarifas, melhores promoções e aparelhos mais em conta.

Mas advinha o que eu vi? A Oi preferindo gastar o dinheiro com propragandas destrutivas contra a sua concorrente, a Vivo, para piorar a Vivo deu motivo, cancelou uma das suas melhores promoções, o que fez com que a fúria insana pelo chip perdido, perdesse um pouco do seu brilho.

Que a promoção era muito boa todos sabiam, que seria muito difícil para as outras operadoras conseguirem lançar promoções melhores, também sabiamos, mas que a TIM iria ignorar a chegada da Vivo, a Claro cozinhasse velhas promoções e que Oi apelasse, eu disse apelasse, preferindo criticar a sua adversária em todos os canais de televisão, ninguém esperava.

Quando vi e ouvi sobre a primeira propaganda falando que o chip da vivo não funcionava em todos os aparelhos eu pensei, putz, não poderia "construir" uma promoção ao invés de "destruir" a imagem da sua adversária?

Estou me sentindo praticamente num ringue político, onde uma empresa prefere "falar mal" da outra do que mostrar que pode oferecer algo de melhor.

Para piorar, funcionou! Hoje várias pessoas me comentaram sobre a "propaganda" da Oi e como a Vivo era o bicho papão malvado que enganou os consumidores.

Eu não acreditei, caíram na coversa da Oi, ninguém questionou a motivação da propaganda, que óbvio era comercial. O que mostra que mais vale R$1,00 em propaganda destrutiva na TV do que R$180 milhões em investimento para o lançamento de uma rede 3G de qualidade.

A Oi acertou em cheio, a Vivo agora vai ter que contra-atacar, muito provavelmente todos vão esquecer, mas isso vai custar preciosos clientes a Vivo, ou diria influenciados ex-futuros clientes?

PS: O serviço de voz da Oi está uma droga, espero que agora que lançou o serviço em SP, ela lembre dos clientes do Nordeste. Porque se não, a Vivo vem e tchau!

Rudolfh Bantim

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

3 comentários:

  1. Melhorando a qualidade do serviço, especialmente preços e atendimento ao cliente, melhor para nós consumidores.

    Nada adianta Vivo, Tim e Claro revezarem o primeiro lugar de reclamacões na Anatel, se nada é feito..

    A esperança é a Oi.

    ResponderExcluir
  2. Em momento algum achei que a Vivo enganou o público. A questão é que os desinformados se preciptaram em comprar o chip sem buscar informações sobre a freqüência da banda de operação da Vivo. Só com uma simples navegação no site da operadora em questão, eles saberiam disso. Mas como o povão não gosta de ler e/ou não procura se informar, opiniões equivocadas como essa da enganação logo surgem.

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar que com a chegada da portabilidade númerica, pelo menos a qualidade do serviço melhore. Pois anda sofrivel.

    ResponderExcluir