Oi 3G antes do esperado

quarta-feira, junho 04, 2008 38 Comments

A oi não se entende, primeiro diz que vai lançar 3G só daqui a três meses, agora parece que pensou melhor e fiquei sabendo que no meio do mês de Junho de 2008 deve enfim lançar os seus serviços 3G, pelo menos em Pernambuco e me parece que no Rio de Janeiro.

Vamos esperar que seja um serviço competitivo e de qualidade. O que vocês acham?

Rudolfh

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

38 comentários:

  1. Também fiquei sabendo dessa informação em uma loja Oi do Shopping Rcife, entretanto, eles não souberam me dizer em qual banda (se 850Mhz ou 2100 Mhz) o serviço seria oferecido. Você saberia me informar isso?

    Saulo

    ResponderExcluir
  2. Ola Saudo sei sim, no caso da frequencia 850Mhz só foi utilizada pela Tim e Claro porque ambas possuiam do antigo serviço TDMA.

    A OI já entrou oferecendo GSM, por isso teve que comprar no leilão do ano passado frequencias nas bandas 1900/2100MHz ate agora todos estão oferecendo na frequencia 2100MHz, mas não sei se será o caso da Oi em Recife.

    De qualquer forma você deve ter um N95 da Nokia e por isso está querendo saber.

    ResponderExcluir
  3. Quase isso! :) Na verdade estou para adquirir um N82. O problema é que esse só opera a 2100MHz, diferentemente do N95 que possui duas versões, a europeia (N95-1), que opera a 2100MHz, e a norte americana (N95-3), que opera a 850/1900MHz.

    Uma coisa que não consigo entender é a razão de operadoras como a Tim e Claro terem adquirido bandas em freqüências de 1900/2100MHz em Pernambuco, visto que elas já possuem 3G funcinando em 850Mhz. Só se elas estão planejando migrar seus serviços para 2100MHz. Será? Se sim, como ficariam os clientes que já adquiriram aparelhos que só funcionam a 850Mhz (como o N95-3)?

    Com relação a Oi, pelo que você disse acredito que a única opção dela é implementar sua 3G a 2100MHz, pois ela não possui outra banda disponível para tal (como a Claro e a Tim possuíam). Inclusive, tenho um amigo que disse ter encontrado o sinal da Oi a 2100MHz utilizando um modem da Claro.

    ResponderExcluir
  4. Bem Saulo o ideal é se adquirir um celular 3G triband, pois pode acontecer dependendo da sua operadora você ficar sem cobertura em outro estado do país. Sabe aquele ditado de quanto mais melhor, pois bem a implementação de 3G em 850Mhz é coisa nova, tanto que nem estava previsto e a Claro teve que conseguir uma aprovação da Anatel em cima do leilão da 3G do final do ano passado. Os motivos que acredito das TIM e Claro terem comprado as frequencias foi porque isso permite um alcance maior, oferecer mais serviço numa banda com menor interferencia. Outra é que se eles não comprassem outras operadoras poderiam comprar e vir fazer concorrencia na área delas.

    Sobre detectar o serviço 3G eu ja estou pegando com meu modem Claro o sinal da TIM e Oi bem antes deles lançarem o serviço, quem ainda não apareceu por aqui e que estou aguardando com ansiendade é a Vivo.

    Vou ate fazer um post pra comentar o lançamento do serviço 3G da Oi.

    A vivo deve chegar ate o final do ano e espero pra logo um leilão da ultima banda para que possamos ter mais um competidor no mercado, porque a concorrencia está fraca entre os serviços 3G.

    ResponderExcluir
  5. Ola, tenho um Nokia N95 v1, e morro em Natal/RN, gostaria de saber se a oi vai utilizar 3G com frequencia 2100 Mhz ? por enquanto aqui em Natal nao tem 3G da oi, so da Claro e ela utilizar a freq. 850 Mhz.

    ResponderExcluir
  6. Herbert, tenho boas noticias para você. A Oi vai trabalhar com banda de 2100mhz no Rio Grande do Norte. Você vai poder usar o seu celular tranqüilo nesses estados(Piauí - Ceará - Rio Grande do Norte - Paraíba - Pernambuco - Alagoas), visto que em outros estados ela pode usar outra banda, seria 1800mhz ou 1900mhz. A Claro para sair na frente lançou a 3G na freqüência 850mhz, mas ela comprou a freqüência de 2100mhz para os estados acima citados.

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de saber qual eh a frequencia de ultilisaçao do 3G da oi em fortaleza. pois efetuei a compra de um aparelho N95-8G na TIM de 850MHz, e queria ultilisar o 3g da oi nesse aprelho.
    alguem saberia me informar se nesse aprelho porei usufrir desse serviço da oi?????

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente em fortaleza a Oi só vai operar em 2100mhz para 3G, mas acho que em 2G ele funciona.

    ResponderExcluir
  9. desculpa a incistencia ...
    mas vc tem certeza q eh essa frequencia q a oi vai operar em fortaleza???
    pq quero comprar o celular certo para ultilisar o 3G, a pesar de ainda naum estar disponivel no meu bairro. Quero ter o cel de frequencia certa para ultilisar o 3G da oi, blz???
    obrigado!!!

    Ronaldo.

    ResponderExcluir
  10. Ola Ronaldo, pode perguntar, não tem problema, estamos aqui para isso. Veja bem a frequencia de 850mhz, é utilizada pelas operadoras detentoras da banda A e B, no caso do nordeste a TIM que ficou com os celulares da TELECEARA e a Claro, antiga BCP, a oi chegou junto com o GSM e ela utiliza outra frequencia. As frequencias leiloadas no final do ano passado foram de 1900mhz e 2100mhz. Por ter a frequencia de 850mhz a Claro e Tim sairam na frente. Como a Oi foi obrigada a comprar, só pode comprar as frequencias 1900mhz e 2100mhz. Por isso, se você pretende comprar qualquer celular 3G, procure um que seja triband ou quadriband.

    ResponderExcluir
  11. blz...
    esse lance de triband ou quadriband nao eh o lance do GSM nao?
    para o 3G oq importa nao eh a frequencia de WCDMA (HSDPA)???
    o cel q comprei ele opera nas seguinte freuqencias: (E)GSM DE 850, 900, 1800 e 1900MHz. E WCDMA(HSDPA) DE 850 e 1900MHz...
    Esse cel pode ultilisar o 3G da OI???

    OBRIGADO!!!

    RONALDO.

    ResponderExcluir
  12. Triband e Quadriband são justamente as freqüências em que ele funciona. Pois mesmo que ele não funcione em 3G vai funcionar em GSM. O problema é que a Oi vai trabalhar com 2100mhz em Fortaleza, provavelmente em outras partes do Brasil ela vai trabalhar com 1900mhz. Por isso acredito que seu celular só vai funcionar na rede da Claro e TIM que usam a freqüência de 850mhz em Fortaleza. Porem elas também vão oferecer na freqüência de 2100mhz, conforme a rede for expandindo.

    ResponderExcluir
  13. finalisando....
    esse celular nao poderar ultilisar os serviços de 3g da oi, pois ele opera em 850MHz e a oi soh vai operar em 2100MHz aqui em fortaleza...??????
    e eu soh poderei utilisar o 3g da OI se tiver um cel q opere em 2100MHz???

    Obrigado!!!

    Ronaldo!!!

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo Ronaldo, o seu suporta ate a frequencia de 1900mhz, porem não é o que a Oi está prometendo usar. Não sei se já esta em funcionamento ai em Fortaleza. Mas o N95 é um excelente celular e depois com a portabilidade númerica que vai chegar você vai poder levar seu número para outra operadora.Da uma olhada nesse post: http://atitudemovel.blogspot.com/2008/07/portabilidade-de-numero-de-telefone.html

    Rudolfh

    ResponderExcluir
  15. Por favor, poderia me informar qual a frequencia que a Oi vai operar em Ipatinga e Belo Horizonte? Ambas de MG? Procurei essa resposta em muitos lugares mas ta dificil viu.. Nem a central de atendimento da Oi conseguem me responder.

    ResponderExcluir
  16. Miyamoto como a Oi chegou por ultimo, só pode participar dos leilões da Anatel do ano passado e comprar as frequencias de 1900mhz e 2100mhz. Em todo o Brasil essa é a frequencia da Oi, se você estiver pensando em comprar um N95 que só funciona na frequencia 850mhz, pense em usar em outra operadora.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rudolfh, tudo bem?

    Você por acaso saberia informar se aqui em Sp, (especificando Caraguatatuba)
    qual frequencia a Oi utilizará nesse estado?

    Vlw

    ResponderExcluir
  18. Thalles, a Anatel leilou as bandas 1900mhz e 2100mhz, em todo o pais, salvo a as operadoras que tinham já tinha a antiga banda de 850mhz, como Claro, Vivo e TIM, todas as outras tiveram que comprar essa nova banda. Então com certeza é o caso da Oi, visto que ela foi das ultimas grandes a chegarem. Se for comprar um celular recomendo comprar um triband, que funcione em 850mhz, 19000mhz e 2100mhz, dessa forma você vai está coberto por 3G em todo o país.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, é pq eu tenho um modem da huawei o E220 e ele nao funciona na claro aki em sp, se a oi vier ele funcionara.. eu acho rs

    ResponderExcluir
  20. Thales, tenho um modem huawei E226 e o utilizo na Claro. Acredito que os modens assim como os celulares, funcionam em banda, imagino que o seu modem funcione em varias bandas também. Pelo que vi pela internet ele funciona no TIM Web, em qual operadora você quer usa-lo e não está conseguindo? Encontrei a especificação tecnica dele aqui:

    http://cliente.clix.pt/apoiotecnico/internetmovel/huaweiE220/especificacao.html

    3G ele só funciona em 2100mhz, que é a frequencia que todas as empresas compraram, mesmo que ainda não estejam usando.

    ResponderExcluir
  21. esse eh o problema, as empresas compraram mas nao usam ainda, o meu modem eh tri-band 900/1900/2100 e eu tenho um plano 3g da claro ele soh conecta em Edge, eu acho q a frequencia nao eh compativel, 850mhz da Claro.
    se a Oi vim ela devera usar 1900/2100mhz dai o meu modem serve, ele eh desbloqueado

    ResponderExcluir
  22. Olá Rudolph,

    Gostaria de saber se poderia utilizar um smartphone HTC G1 de 2100Mhz pela operadora OI aqui no RJ e se teria problemas quando viajasse pelo Brasil.

    Obrigado e parabéns pelo fórum!

    Albano

    ResponderExcluir
  23. Albano, problema nenhum, como a Oi é a terceira ou quarta operadora a entrar em praticamente todos os estados ela só pode ficar com a freqüência 2100, no caso se você escolhesse outra operadora poderia ter algum problema. Mas como o HTC G1 é quadriband GSM vai funcionar em todo o país mesmo que não tenha a freqüência 3G que a Oi está operando. O que você está achando o G1? Deixa um comentário sobre.

    ResponderExcluir
  24. Rudolph,

    Obrigado pela resposta, mas ainda me resta uma dúvida. Os dados de frequência do HTC G1 são os seguintes:
    Network HSPA/WCDMA:
    Europe: 2100 MHz
    US:1700/2100 MHz
    Up to 7.2 Mbps down-link (HSDPA) and 2 Mbps up-link (HSUPA) speeds

    Quad-band GSM/GPRS/EDGE:
    850/900/1800/1900 MHz

    Como vc vê, ele é 2100 MHz em HSPA/WCDMA. Em GSM/GPRS/EDGE ele é850/900/1800/1900 MHz. Que eu saiba a Oi é GSM 2100 MHz, ou estou errado? O bom deste smartphone é a plataforma Android do Google, que vai permitir um monte de aplicativos por ser de código aberto.
    Abç, Albano

    ResponderExcluir
  25. A freqüência de 2100mhz é somente para 3G, provavelmente a Oi usa 1800 ou 1900 ai na sua área, Albano.

    ResponderExcluir
  26. OK, Rudolph, muito obrigado! Vou amanhã na OI com as especificações para confirmar tudo. Valeu !!!

    Abç, Albano

    ResponderExcluir
  27. Albano, não foi nada, estamos aqui para isso mesmo. Não deixa de me mandar um e-mail depois com os comentários sobre o G1. rudolfh @ gmail . com

    ResponderExcluir
  28. Fui na OI hoje. Confirmado tudo que vc disse. Agora estou meio na dúvida se vale mesmo a pena comprar o G1 com sistema Android, porém sem possibilidade (pelo menos por enquanto) de editar arquivos Word e Excel (apenas lê). Hoje vi o HTC Cruiser de um colega, com Windows Mobile, edição de Word e Excel, GPS sem ser pela Internet, etc., com as mesmas interfaces touch que o G1. Muito interessante! Vc acha que o G1 não pode editar esses arquivos por causa do hardware, ou devido a ainda não terem sido desenvolvidos aplicativos que permitam edição?

    Abç, Albano

    ResponderExcluir
  29. Pessoal, quem quiser discutir sobre 3G, Smartphones e telecom em geral entrem no http://atitudemovel.ning.com/

    a Rede social do Atitude Móvel.

    ResponderExcluir
  30. Albano, a questão de edição de word, excel é software. No caso funciona em windows mobile por causa das versões pocket do office. O G1 é um celular com foco na internet, se você vai fazer um plano de dados ilimitado para suprir essa necessidade do sistema é uma. Mas recomendo você analisar pra que você quer o smartphone, se for edição de documentos office o melhor é partir para um celular com Windows Mobile. Se no caso for um celular para aproveitar o serviços do google o Android pode ser uma opção.

    ResponderExcluir
  31. Rudolph, gostaria em primeiro lugar ter um bom acesso à Internet, mas tb gostaria de ser capaz de editar arquivos Word/Excel em caso de necessidade. Isso tudo pra me livrar de ficar carregando notebooks pra cá e pra lá. Já estou achando que as melhores opções no momento, apesar de um pouco caras, são o HTC Fuze ou o HTC Touch Pro. Abç,

    Albano

    ResponderExcluir
  32. Albano, a conexão vai depender da única e exclusivamente da sua operadora. É bom ver o custo disso na Oi. Em relação aos aparelhos, se você não estiver com pressa, espera ate o dia 16, a Microsoft deve lançar o novo windows mobile 6.5, novos aparelhos devem ser lançados juntamente. Quem sabe os preços não baixam...

    ResponderExcluir
  33. Legal, ótima dica! Vc sabe se é possível fazer upgrade para WM 6.5 se eu comprar um aparelho com WM 6.1? Ontem fiquei até tarde pesquisando aparelhos e verifiquei que o Samsung Omnia tem tudo que eu quero e mais um pouco. Nem o HTC Touch Pro ou o Fuze tem todas as características técnicas do Omnia. Vc sabe algo a respeito dele que o desabone em relação aos HTC. Ele é bem mais barato para mim, porque eu poderia compra-lo com o Programa de Pontos da Vivo e depois migrar para a OI (pagando uma multa, é claro!)

    Abç,

    Albano

    ResponderExcluir
  34. Albano,já vi o Ominia e ele é muito bom, que eu saiba só daria para mudar de sistema operacional, fazer o tal do upgrade se fosse mudando a rom do aparelho. Que eu saiba isso é complicado e fora da garantia. Normalmente o hardware é feito para aquele sistema operacional especifico. Mas não conta com isso, a vantagem que vejo seria a queda dos preços dos celulares "antigos" depois do lançamento do novo. O único desabono que vejo no Ominia é a fabricante, Samsung. A assistência técnica da empresa é horrível, minha esposa está com o celular a quatro meses na assistência esperando reembolso e ate agora nada.

    ResponderExcluir
  35. Alex Oliveiraabril 05, 2009

    Caro Saulo, comprei a pouco um aparelho Nokia N78 que seu sistema 3G opera nas frequências 850/1900 em WCDMA. Sou de Patos de Minas (interior de MG, próximo a Uberlândia) e uso aqui a operadora Oi. Gostaria de saber de vc a possibilidade de usar esse aparelho com o sistema 3G aqui, se existe ou ainda não existe e qual frequência a Oi usa ou usará em MG. Obrigado!

    Alex

    ResponderExcluir
  36. Alex, em Minas a Oi, Claro e Vivo usam a frequencia 2100mhz, somente a CTBC usa a 850mhz, mas não sei se ele já está oferecendo 3G nessa frequencia, acredito que não. o seu aparelho deve ser americano e usa as frequencias de lá.

    ResponderExcluir
  37. Ola Rudolfh,

    Comprei um modem e226 da oi 3g, ai no caso em recife conecta tranquilo em alta velocidade, mas quando chego no interior do estado (PE), que a oi tinha dito que conectaria em baixa velocidade( EDGE), nao conecta de jeito nenhum. será que voce saberia me ajudar? será que tem que ajsutar alguma configuracao?

    Desde ja!! Grato, Henrique!!

    ResponderExcluir
  38. Freitas, desculpe não ter respondido antes. O negocio é o seguinte, pode ser que a Oi na sua região não tenha cobertura EDGE, outra é que a sua configuração está travada para só funcionar com WCDMA, não permitindo que você conecte em EDGE. Vai no software da Oi, no menu ferramentas, depois opções seleciona o tipo de rede e a banda larga como WCDMA preferencial, dessa forma ele vai conectar em EDGE. Qualquer coisa escreve contando sua experiência.

    ResponderExcluir