TIM 3G e Oi 3G enquanto isso na terra do nunca...

quinta-feira, março 27, 2008 19 Comments

     Hoje meu pai me liga perguntando sobre o serviço da Claro de internet lá no Crato-CE, que a rede ainda é 2,5G. A atendente falou pra ele sobre modem por R$149,90 , 2 MB por R$59,90, acredito que passaram à informação errada pra ele, pois nem no site da Claro existe esse serviço por esse valor.

Então fui nas operadoras de Recife pra saber quanto custaria pra ele lá no sul do Ceará ter acesso móvel. Passei na loja da Oi, vi que o modem estava por R$1,00 e a velocidade da conexão é de 250kbps por R$79,99 para acesso ilimitado, detalhe que esses 250kbps são bem teóricos, visto que deve ser EDGE. Porem me disse que o serviço estava suspenso, aguardando o 3G que chegará no final de abril.

Depois fui à loja da TIM, depois de demorar pra caramba pra ser atendido o serviço custa R$49,90 por 6 meses e R$69,90 nos meses seguinte por 1GB de transferência de dados por mês, isso usando EDGE. Eu fico chocado visto que pago R$69,90 por uma conexão  3G "ilimitada" a 500kbps. Como a TIM e a Oi vendem mais caro e oferecem menos? Vai entender.

Então fui à Claro, a moça disse que eles só oferecem serviços 3G, ai eu perguntei: E pra quem mora numa área que só pega 2G? Ela me recomendou para meu pai contratar o serviço em Fortaleza-CE e levar pro Crato-CE, pois iria funcionar em 2G.

Como só são uns 500 e poucos km de distancia entre as duas cidades, fica a deixa, por que a Claro não vende o serviço na cidade do meu pai pelo preço de uma conexão 3G? Ele poderia assinar 250kbps ilimitado por R$49,90, muito mais barato e com mais vantagem do que assinar o serviço da Oi e da TIM.

Vamos esperar o lançamento da 3G da Oi para o final de Abril e o da TIM na segunda quinzena de Abril, é esperar pra ver.

Rudolfh Bantim

Consultor QlikView e Blogueiro de tecnologia.

19 comentários:

  1. Meu caro, antes de se encantar com o preço da Claro, pesquise (até mesmo na internet) e veja a confusão que existe neste serviço 3G da Claro.
    Sou assinante e assim como muitos e muitos outros só estou tendo dor de cabeças.
    O serviço é péssimo. Quando funciona é maravilhoso. O problema é que quase nunca funciona.
    E o Edge oferecido pela Claro tem se mostrado pior que uma conexão discada. Não conheço o da Tim, mas a maioria dos usuários que vi não reclamaram do Tim Edge.
    Conselho: se seu pai for comprar, peça para testar na casa dele antes de efetivar a contratação final. Senão serão 18 (DEZOITO) meses de contrato e possíveis dores de cabeça. :(

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  2. Pois é Rodrigo, eu estou sofrendo na mão da Claro, o pior é que nem consigo falar com o atendimento. Já falei pro meu pai esperar pois desse jeito não da. Felizmente os novos contratos incluindo o meu são de 12 meses, mas segundo soube você pode tentar cancelar o contrato sem custo. Caso se neguem entre em contato com a Anatel que você consegue.

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  3. Neste momento está sendo uma daquelas que o serviço funciona e está alcançando (finalmente) velocidade de download compatível com a conexão de 1M! Se continuar assim, será muito bom. Mas dadas as terríveis experiências que já tive desde que assinei o serviço.
    Realmente já vi vários casos de pessoas que solicitaram o cancelamento sem ônus e conseguiram. Mas há outras que não conseguiram de jeito algum. Vou esperar mais um pouco para ver se o serviço estabiliza, pois como já disse "quando funciona" é maravilhoso.
    Obrigado pela informação sobre a mudança da duração do contrato. Não estava sabendo desta novidade. Sabia que haviam diminuido a franquia de dados transmitidos de 10Gb para 1Gb. Aliás, eis algo que a Claro não se decide... é um muda-muda danado nas condições do contrato que ninguém sabe ao certo como ele é agora.

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  4. Rodrigo,
    Você está com muita sorte pois minha conexão está passando muito longe de 500kbps, a mais ou menos um mês ele chega a no máximo 128kbps, quando chega, pois ultimamente está parecendo conexão discada, o pior é que não consigo falar com os atendentes da claro via telefone. Como foi que você conseguiu para sua conexão ficar estável no valor contratado?

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  5. Como eu esperava, felicidade de pobre dura muito pouco! rs
    A estabilidade e velocidade resolveram sumir ontem a noite. O modem estava obtendo sinal 3,5G mas não conectava. Após várias tentativas, finalmente consegui me conectar, mas há uma velocidade muito baixa. Impraticável. Estas variações são extremamente irritantes para o usuário... vc não tem a segurança que terá sua conexão disponível na hora que precisar. Eu não liguei para a Claro reclamando pq estava muito cansado e realmente SEM SACO para ouvir as desculpas do atendimento.
    Um colega está usando o modem neste momento em que posto e parece que está decente.
    A solução é reclamar, colocar a Anatel no circuito. Reclame todos os dias! O mínimo que vc vai conseguir é desconto parcial ou total da mensalidade, mas não deixe de reclamar.

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  6. Vou tirar o final de semana para reclamar, me falaram que você fica esperando cerca de 25 minutos no telefone ate ser atendido, aja paciencia. Estava esperando a Tim 3G chegar para pelo menos ter como negociar, mas ate agora nada da Tim em Recife. No meu caso parece haver uma limitação de 128kbps peloa serviço, vamos ver o que consigo reclamando...

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  7. Deixa eu contar a minha saga com a Tim. Passando por um quiosque da Tim resolvi comprar o Tim 3G. O vendedor me garantiu que onde eu moro pega a banda larga. Também foi informado que eu tinha 24hs para o serviço começar a funcionar plenamente e que tinha as mesmas 24hs para realizar o cancelamento ligando para o número 0800 7414141. Dia 08/09/2008 constatei que o serviço não funcionava chegando a uma velocidade de conexão de 22,1Kbps. Então, resolvi ligar para realizar o cancelamento. Foram feitas ao total 12 ligações em um tempo total de 2hs e sem conseguir ser atendida, e por esse motivo, sem gerar número de protocolo. Dia 09/09/2008 resolvi voltar à loja para fazer o cancelamento e expliquei que não estava funcionando e fui informada que não poderia fazer o cancelamento ali e que deveria procurar uma loja da Tim localizada no Shopping Norte Shopping para fazer o cancelamento. Dia 10/09/2008 chegando à loja da Tim no Norte Shopping, fui informada pela gerente da mesma que não poderia fazer o cancelamento lá, pois o modem deveria voltar para o estoque da loja onde comprei e que se ela cancelasse lá não me isentaria da multa, (e tão pouco obteria o estorno do modem) e eu tinha que procurar a loja que eu comprei para que eles fizessem o cancelamento. Saí do Norte Shopping e fui ao Nova América na loja que eu comprei e tentei explicar o que estava acontecendo. A gerente deste me disse que eu teria que fazer uma configuração pois poderia ser problema do modem. Chegando em casa liguei para o 0800 7414141 e pedi a configuração. Este me deu um outro número 0800 7410041 onde consegui ser atendida e fazer a configuração. Neste procedimento ficou constatado que em minha residência não pegava 3G e sim EDGE que é até 200Kbps. Como a atendente me sugeriu, acessei o rjnet e a velocidade de conexão era de 16 Kbps. A mesma me instruiu a ir a loja para fazer o cancelamento já que me venderam errado. À noite, uma funcionária da Tim me liga dizendo que em relação à minha reclamação do dia anterior, eu deveria voltar à loja para realizar o cancelamento. Dia 11/09/2008 voltando na loja, a gerente me informa que não pode cancelar, pois já passou o prazo de cancelamento. Mesmo depois de eu explicar que me venderam errado e que a Tim havia me ligado dizendo que eles deveriam fazer o cancelamento. Mais uma vez fico ao telefone tentando falar com a Tim na loja. Por fim pedimos para que ela enviasse um e-mail para o seu suporte explicando a situação. Ela com falta de boa vontade manda um e-mail com o motivo que não é o real. Pois ela trata da velocidade da minha conexão quando na verdade o motivo real é que minha casa não é coberta pela Tim 3G. Ou seja, eles me venderam um produto errado e não querem arcar com as conseqüências. Dia 12/09/2008 novamente me ligam da Tim, pedindo desculpas pela informação errada, e que minha casa estaria coberta pela Tim 3G. Tento explicar todo o ocorrido, mas a atendente me pede para que eu faça uma nova configuração. Novamente eu ligo para o suporte técnico onde se repete o que havia acontecido anteriormente e fica provado que minha casa não é coberta pela Tim Web 3G. E novamente sou instruída a voltar na loja e tentar cancelar. Dia13/09/2008 por volta da hora do almoço novamente me ligam da Tim se referindo à minha tentativa de configuração e pedem para que eu vá a loja fazer o cancelamento. Na tarde deste mesmo dia, volto à loja e a mesma coisa, ela não quer cancelar, pois já passou do prazo. O e-mail foi respondido mais ou menos desta forma:

    “Não podemos cancelar, pois já passou do prazo de 24hs e o mesmo apresenta utilização até o dia 11/09/2008.”

    A utilização referida foi feita para obter a configuração necessária pedida pelo suporte técnico e eu teria que conectar-me à internet para ver a velocidade de conexão.

    Tentei explicar para gerente que havia recebido um telefonema e que me informava mais uma vez que eu deveria fazer o cancelamento na loja. Mais uma vez ela liga para a Tim e conversa com o atendente. Quando ela me passa o telefone, este me informa que eu havia feito uma reclamação dia 12/09/2009 e que o prazo de 5 dias úteis de fechamento dessa reclamação deveria ser esperado para que se aguardasse o posicionamento da Tim. A reclamação que eu fiz na Anatel dia 12 não chegou a ser registrada, pois o atendente me informou que a Anatel não tratava de cancelamento de serviços. Tanto que não tenho o número da minha reclamação deste dia.

    Em vista disso, contratei o serviço 3G de outra operadora (a saber a Oi, onde o modem me foi oferecido de graça e teria até sete dias para cancelar o serviço caso o mesmo não me atendesse), já que tenho necessidade de conexão à internet por motivos de trabalho e faculdade.

    Dia 15/09/2008, em resposta à minha reclamação na Anatel 879035.2008, a Tim se posiciona da seguinte forma: Aceita o cancelamento da conexão sem gerar multa, porém como a loja não aceitará a devolução do modem, eu continuaria pagando o valor de R$ 199,00 pelo mesmo (valor que foi dividido em 3 vezes sem juros no cartão de crédito do meu marido). Em vista disso, não aceitei a proposta, pois não me interessa continuar com o modem já que não terá nenhuma utilidade para mim.

    Concluído, passei toda uma semana de estresse e desperdiçando meu tempo em idas e vindas em shopping, ligações e transferências intermináveis, informações desencontradas e sendo tratada com o maior dos descasos. Até mesmo tive que me ausentar das aulas na esperança de resolver um problema onde mal sabia eu que estava longe de terminar.

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  8. Com certeza esse é um caso que você deve levar ao www.reclameaqui.com.br pois lá eles vão entrar em contato com a Ouvidoria, a Tim tem a mais alta taixa de resposta do site, acredito que valha a pena para resolver esse problema com o modem. Infelizmente o pessoal tenta resolver o problema, mas por falta de processo e de interligação dos sistemas, fazem com que você tenha que ficar ligando, indo a loja num vai e vem interminável. Tenta a Ouvidoria da TIM, acredito que vão te dar alguma posição melhor.

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  9. Esqueci de dizer, depois posta sobre o serviço da Oi ai na sua região.

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  10. 3G ou 3Merdas?

    O serviço de conexão móvel 3G alardeado pelas 3 piores operadores de telefones móveis do país É UMA DESGRAÇA. A tecnologia é a pior usado no resto do mundo. Trabalho administrando redes de pc em quase todo o nordeste e posso afirmar " o serviço não presta". Deveriam chamar de 3M (M de merd...).

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  11. O serviço é ruim mesmo, o problema é que estamos acostumado com essa baixa qualidade. A Velox era a unica opção, agora pelo menos temos opção, visto que concorrência ainda não bem o nome, visto que elas trabalham com o mesmo valor de planos.

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  12. Uauuuuuuuuuu...........rsrsrsrs vi um comentário nesse blog onde alguém disse que a instabilidade dura pouco...nossa no meu caso não durou pouco ném muito,ta uma porcaria desde quando eu comprei o modem E226 da claro.....a claro assim como todas as outras não vendem o serviço de banda larga,mais sim bostinha larga.....a melhor coisa e assinar uma internet que seja via cabo como Velox ou a net da Cabo TV..rsrsrs....só rindo mesmo pra não chorar,pois estou tento muita dor de cabeça com isso,acredite ném a central da caro aque na minha cidade que alías é Natal-RN entendem o que estar acontecendo com o serviço que eu assinei no caso o plano de 500kbps,pois moro poucos metros de uma torre da mesma´´´´e mesmo a ssim não tenho uma boa velocidade pra navegar.....
    agora essas coisas só acontecem porque não vamos a tras dos nossos direitos...pois si não tem estrutura não enventem de colocar um protudo no mercado.......KD a claro enche a boca pra falar que foi a primeira,rsrsrsrsrsrr a primeira a comerçar toda essa grande revolta nacional......

    Roberto / Natal RN

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  13. Roberto, a situação reamente é complicada, porem logo logo a Vivo vai está chegando a Natal, quem sabe não é uma opção. Porem enquanto não chega recomendo você reclamar os seus direito, vai no site www.reclameaqui.com.br que com certeza a Claro vai te dar algum retorno.

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  14. AAA doidos de vocês, pois pagar 3g que promete 1 mega de conexão ilimitado e usando como se fosse discada, por isso a disgraça desse pais é essa mesma bosta, eu usei a claro , tim e oi, estou no momento com a oi e vou cancelar tambem, a vivo nem pensar quero usar, to fora, fiquem ai bando de manes dando dinheiro para esse povo, País mediocre.

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  15. Estou muito revoltado com a OI pois foi lançado o 3g agora aqui na minha cidade e fiz um pedido de um de 1 mega de velocidade e peguei uma promoção de modem grátis, me deram o protocolo de pedido de número 2678064 no dia 13/11/2008 e me deram um prazo de 10 dias corridos para o modem ser entregue, passado os 10 dias e nada do modem, ligo para saber o que esta acontecendo e eles falam o sequinte seu pedido esta com (PENDÊNCIA CAMPANHA), e que era um erro que estava acontecendo no sistema deles e que já estavem resolvendo e que em até 48 horas eles entrariam em contato para dar uma solução ou uma satisfação do caso, passado as 48 horas e nada de retorno deles e ligo de novo e pedem mais 48 hrs de novo e assim foi umas 5 vezes... na ultima ligação me informaram que tinham cancelado o pedido a (pedido do cliente), pura mentira, na realidade eles que não consequiram resolver e cancelaram, fiquei muito revoltado com a OI, poxa o cliente nunca tem razão... e que sistema e esse que eles usam que só vive fora... e a mior bagunça... tive que fazer outro pedido e (pagar) $299.00 por um modem pois meu pedido que eu participava do modem grátis foi cancelado por erro deles mesmo e eu fiquei no prejuízo, isso me deixou muito chateado com a OI, você pede para falar com a Supervisão e eles nunca podem fazer nada para ajudar... Que supervisores são esse que não consequem resolver nada... me tranferirão para um supervisor chamado Geison, que me tratou com muito desprezo... e na hora que pedi para ele me ajudar nesse problema a ligação cai, (fala sério né) caiu nada ele que deve ter desligado pois retornei a ligação na mesma hora e pedi para falar com ele denovo e me disseram que ele tinha ido almoçar e que seria colocado um aviso na mesa dele com meu nome e telefone para ele me retonar a ligação, fiquei esperando a tarde inteira e nada...não retonou... nos cliente somos tratados com muito desrespeito... isso e um absudo...estou muito chateado com a OI...

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  16. Anna Lídiamaio 04, 2009

    Caraca...tava louca pra comprar um modem da claro(pq é o único com cobertura 3G na minha cidade) mas já tou pra desistir depois de ler esses comentários...nada presta mesmo em!

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  17. Ana,

    Recomendo que você fale com algum que tenha assinado o serviço da Claro e que more próximo a você, só assim você vai ter como saber se o serviço vai funcionar com qualidade na sua casa.

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  18. Essa OI é uma piada!
    Pedi o 3G mas não tenho como acompanhar meu uso do 3G através de lugar algum. No site não dá pra visualizar, porque pedi uma senha há mais de uma semana e não chegou nada no meu email nem no telefone. Liguei pro atendimento e a atendente fala que só pode me mandar uma resposta quando minha fatura fechar, no caso, apenas quando eu terminar de pagar sem saber se passei do limite ou não. ESSA OI É UMA PIADA.

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  19. os problemas comentado até aqui, são de um pais onde manda é o marqueting, você chega no "central de compras"(shoppings), contrata a prestação de serviço 3g (7,2MBPS da tim por exemplo) quando você está a duas quadras do local só pega 250, e você vê na tv que todas as "3g" são maravilhosas e ninguém fazem nada contra.

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